Diferentes organizações se uniram para promover o projeto Start.Health: Startups vs Covid, uma seleção de startups que têm soluções já desenvolvidas e maduras capazes de ajudar no combate imediato ao coronavírus. As inscrições ocorrem desta terça-feira (24/3) até 31 de março pelo site pactoalegre.poa.br/start.health e, conforme as recomendações mundiais, o processo de seleção será on-line.
“Este desafio será vencido pela inovação baseada na ciência. Por isso, precisamos investir em startups que resolvam os desafios de saúde que estamos vivendo hoje, acelerando o combate ao Covid-19”, afirma o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.
Os desafios citados por Lamb e mapeados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria de Saúde de Porto Alegre buscam identificar soluções existentes em áreas críticas:
• monitorar pessoas com maior risco;
• gerenciar o fluxo de informações em tempo real;
• educar e coibir aglomerações ou comportamentos inadequados;
• garantir o uso dos protocolos oficiais de atendimento a saúde em todos os níveis do sistema;
• garantir a cadeia de produção e logística de insumos básicos para prevenção e proteção das pessoas e profissionais de saúde.
“É da natureza das startups ter agilidade e crescimento rápido. É dessa velocidade e produtividade que precisamos no combate ao coronavírus. A ajuda deles será fundamental para somar aos esforços que estamos fazendo na nossa cidade”, afirma o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior.
Em um processo ágil de seleção, de 1° a 3 de abril, serão priorizados testes imediatos (realizados em 6 e 7 de abril) para posterior processo de mentoria e mais testes, finalizando com monitoramento e escala das soluções.
O Start.Health: Startups vs Covid é uma realização do Pacto Alegre, Aliança para Inovação, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), prefeitura de Porto Alegre, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio de diversas entidades.
Para mais informações, acesse https://pactoalegre.poa.br/start.health