Os gestores mantiveram reuniões com as coordenações do Iphan, Incra, no Ministério do Turismo, Dnit, entre outros assuntos.
Uma comitiva de Prefeitos e Vice-prefeitos da região missioneira, liderados pelo presidente da AMM – Associação dos Municípios das Missões, Prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Brondani, esteve em Brasília essa semana, cumprindo importante agenda em busca de investimentos para a região. As agendas contaram com o apoio do Gabinete da Deputada Any Ortis, através do assessor que é missioneiro, André Cunha e também da equipe do Deputado Sanderson.
IPHAN
Em reunião com a direção do Iphan, os prefeitos solicitaram a finalização das obras das entradas dos acessos dos sítios arqueológicos de São Lourenço e São João Batista, entre outras que se encontram paradas nos municípios, por falta de autorização arqueológica (obras públicas e obras de empresas). Para os gestores municipais, especialmente no que se refere aos sítios arqueológicos, é importante a desburocratização do processo, auxiliando assim para que setores que dependem do turismo possam alavancar para o desenvolvimento.
INCRA
A necessidade de infraestrutura básica para implantação de novos assentamentos foi um dos temas levados pelos prefeitos da AMM na sede do Incra. Foi analisado o caso do município de Itacurubi, que está recebendo um assentamento da reforma agrária. Segundo o prefeito ede Itacurubi Gelson Soares, antes de pensar a instalação de um assentamento, é necessário o planejamento global, envolvendo infraestrutura básica, saúde, educação e assistência social, para que esses assentados sejam de fato incluídos, com um projeto de sustentabilidade.
GOVERNANÇA
A comitiva de prefeitos da região missioneira visitou o gabinete do Ministro do TCU, João Augusto Nardes. Na oportunidade ele falou da importância dos municípios trabalhar a governança, que tem demonstrado avanços na gestão em todas as áreas. Também reafirmou o apoio às pautas missioneiras, através de sua liderança sempre buscando respostas para os projetos da região.
DNIT
Em reunião com o diretor do Dnit, Fabricio de Oliveira Galvão, os prefeitos receberam a confirmação de que o edital de licitação da Ponte Internacional ligando Porto Xavier a San Javier deverá ser publicado na próxima semana.
Ainda, a comitiva continuou as tratativas para que o órgão dê uma atenção especial às obras de prolongamento da BR-392, entre Santo Ângelo e Santa Maria. Ainda, a duplicação da BR-285 e o traçado da BR-472, com a necessidade da elaboração de estudos técnicos para a viabilidade da execução da obra até atingir a tríplice fronteira Brasil, Argentina, Uruguai.
EMBRATUR
A promoção turística internacional do Destino Missões, com ênfase no Mercosul, foi o assunto que pautou a reunião dos gestores com a diretoria da EMBRATUR, bem como a elaboração de material em três idiomas e demonstração de experiências. Ainda, a importância da participação da região em feiras nacionais e internacionais e a realização de workshops, Press Trip e Fantours, buscando grupos com relação histórica e religiosidade. Nas próximas ações os gestores devem continuar, Também, focando na divulgação na energia encontrada nas Missões (saúde e bem estar).
MINISTÉRIO DO TURISMO
O ministro Celso Sabino recebeu a comitiva missioneira, que esteve acompanhada do deputado federal Ubiratan Sanderson. O ministro propôs um encontro dos ministros do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, em 2025, em nossa região, como um evento preparatório dos 400 Anos, onde os ministros irão discutir sobre a integração de ações nesta região onde passaram os jesuítas. Também uma equipe do ministério que virá até a região, para trabalhar a qualificação dos novos gestores da área e o entendimento da nova Lei Geral do Turismo, recentemente aprovada e que terá recursos de fundo a fundo.
BANCADA GAÚCHA
Em reunião com a Bancada Gaúcha, o deputado Dionilso Marcon colocou a bancada à disposição da região e afirmou que estará colocando em pauta os pleitos indicados pela AMM, para emenda de bancada, que são recursos para a construção da Ponte Internacional de Porto Xavier/San Javier. Também a bancada estará participando das comemoração dos 400 Anos das Missões Jesuíticas. Ainda, a AMM, através dos prefeitos presentes na comitiva, solicitou emendas parlamentares para promoção turística, realização de eventos e formação de pessoal gabaritado para trabalhar com o turismo nos municípios.
Além de todas as reuniões e audiências, os representantes da AMM/Funmissões, apresentaram projetos para emendas parlamentares, que poderão ser recebidas pela instituição, que visam ações em benefício dos 27 municípios missioneiros.