CARREGANDO
Boa Madrugada | quinta-feira, 18 de abril de 2024

APRESENTAÇÃO

Santo Antônio das Missões, município este que faz parte do território das missões, desmembrado da redução de São Borja, fundada em 1682 no 2° Ciclo Missioneiro. O município tem um território de 1.685 km² e é considerado o maior município em extensão territorial da Região das Missões.

Santo Antônio das Missões guarda em seu território uma magia histórica, desde os primitivos guaranis, o domínio jesuíta, espanhol, português, o gaúcho, invasões estrangeiras, revoluções, a República Rio-grandense, portanto nossa terra foi testemunha e cenário de infindos acontecimentos históricos. Ainda hoje, além de vestígios históricos a cultura do gaúcho, os costumes, as estâncias, criações de gado, fazem parte de nosso cotidiano.

“Terreno um pouco desigual, mas sempre dotado de pastagens e bosques... Consideráveis são suas construções; a capela, principalmente é muito grande. Há aqui índios e brancos, dos que atravessaram ultimamente o Uruguai. À noite, põem-se a dançar com as índias, enquanto um deles, toca o violão e canta, segundo o costume...”. Auguste de Saint Hilaire, biólogo Francês em viagem ao Rio Grande do Sul em 1821, passando pelo território que hoje pertence ao município de Santo Antônio das Missões, relatou a “Estância do Itaroquém”.

Conhecida antes como Vila Treze de Janeiro, 4° Distrito de São Borja, teve este nome em homenagem à “Moção Plebiscitária de São Borja”, sua terra mãe, teve sua emancipação político e administrativa em 12 de outubro de 1965. O nome Santo Antônio das Missões teve origem, pelo fato de que onde está situada a sede do município havia sido uma sesmaria denominada “Santo Antônio” pertencente aos jesuítas, “Missões” foi acrescento, devido o município se localizar na Região Missioneira.

O artesanato em lã e couro destaca-se em nossa terra, ambos são vendidos por todo o Brasil. O slogan do município é “Celeiro da Hospitalidade”, devido a comunidade Santo-Antoniense ser muito hospitaleira. Compõem os pontos turísticos da cidade: Museu Monsenhor Wolski, o qual possui o 2° maior acervo de miniaturas em arte barroca jesuítica de todo o país, Praça da Matriz Antônio Vicente do Nascimento, Santuário de Santo Antônio, Monumento de Santo Antônio no trevo de acesso a cidade, Prédio da Prefeitura Municipal, as Cercas de Pedras, Figueira e o Parque de Exposições Lindolfo Jacques. Destacam-se também as Cercas de Pedras, e a Estância do Itaroquém cenários de acontecimentos históricos e relevantes na história do município de Santo Antônio das Missões.
Venha conhecer nossa cultura missioneira, Santo Antônio das Missões te espera.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS