CARREGANDO
Boa Tarde | segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

AMM REALIZA A ÚLTIMA ASSEMBLEIA DO ANO EM CERRO LARGO

O próximo dia 20, sexta-feira, será um marco importante para os gestores das Missões. É a assembleia geral de encerramento das atividades do ano 2024 da Associação dos Municípios das Missões – AMM e da Fundação dos Municípios das Missões – FUNMISSÕES.
Publicado em 16/12/2024
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

O próximo dia 20, sexta-feira, será um marco importante para os gestores das Missões. É a assembleia geral de encerramento das atividades do ano 2024 da Associação dos Municípios das Missões – AMM e da Fundação dos Municípios das Missões – FUNMISSÕES. As contas das entidades neste exercício já foram aprovadas na última assembleia, realizada em São Luiz Gonzaga, em novembro, com aprovação do orçamento para 2025.

 

Agora, os gestores dão continuidade a um trabalho que não pode parar a espera da troca de gestões municipais, uma vez que existe uma série de demandas na região que precisam de acompanhamento. A Assembleia inicia às 9 horas, na sede da AMM.

 

A AMM/FUNMISSÕES tem na presidência o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani. Além de Brondani, a entidade tem como vice-presidentes os prefeitos de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, de Bossoroca José Moacir Fabricio Dutra, de Mato Queimado Joaquim Bourcheidt e o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, que também é o diretor do Detur, o Departamento de Turismo da Fundação dos Municípios das Missões, que tem como vice-diretor o Prefeito José Roberto, de São Miguel das Missões. Essa diretoria encerra 2024 tendo muito a comemorar:  a região vive a expectativa do lançamento de um novo edital para a construção da ponte internacional ligando o município de Porto Xavier a San/Javier, na Argentina, esperado para os próximos dias. O orçamento foi revisto pelo DNIT ao longo de 2024, e os valores atualizados. A conquista é fundamental para o desenvolvimento integrado do comércio de fronteira e o turismo internacional pelo Mercosul, além de todo o setor que envolve importação e exportação entre as duas fronteiras.

 

Entre outras conquistas de 2024, o destaque para a inauguração dos acesos asfálticos que ligam a BR 285 aos sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista. O investimento foi de quase R$ 20 milhões, pagos com recursos federais e contrapartida dos municípios de São Luiz Gonzaga, Entre-Ijuís e Vitória das Missões.

 

Na área de desenvolvimento, turismo, infraestrutura foram inúmeras as conquistas. A mais recente, o projeto de mais de R$ 40 milhões lançado pelo Estado para a nossa região, “algo inédito para as Missões”, como disse o presidente Brondani na última assembleia. O projeto é para desenvolvimento, e preparar as Missões para a celebração dos 400 anos. Revitalização de museus, obras de infraestruturas, melhorias em estradas, implemento de políticas públicas para o turismo estão entre setores estimulados por este recurso. De acordo com Brondani, são valores que “irão incrementar ainda mais o turismo e a cultura na região, que celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas em 2026”.

 

Outro ponto a destacar neste ano é o trabalho das Primeiras-damas, coordenado pela Primeira-dama Maria Lurdes Brondani, as quais realizaram várias reuniões de trabalho, o tradicional Encontro das Primeiras-damas e Soberanas dos Municípios Missioneiros e o Festival de Teatro MISSÕES PELA VIDA, mantendo a tradição deste projeto que a mais de 25 anos incentiva nos municípios a prevenção ao uso de drogas.

 

Sidney Brondani é o quarto prefeito de São Luiz Gonzaga a presidir a AMM. Entre os anos de 1969 e 1971, João Loureiro comandou a entidade. Alceu da Silva Braga, entre 1974 e 1975, e Junaro Rambo Figueiredo, de 2014 a 2015.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS