Edital para a construção da ponte internacional entre Porto-Xavier a San Javier será lançado na próxima semana.
O prefeito Gilberto Menin, confirmou na manhã desta quarta-feira, 27, que o novo edital para construção da Ponte Internacional ligando os municípios de Porto Xavier, no Brasil, a San Javier, na Argentina, será publicado na semana que vem.
Menin participou, juntamente com o presidente da AMM, Sidney Brondani, e demais prefeitos da região, de uma reunião com o diretor do Dnit, Fabricio de Oliveira Galvão, quando os prefeitos receberam a confirmação de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes concluiu o recálculo para o novo valor do edital. O anterior era de R$ 221 milhões, em licitação vencida pela empresa Coesa, em antigo processo licitatório: a empresa teve falência decretada pela Justiça e, de acordo com o Dnit, concluiu a rescisão do contrato anterior, o que permite o andamento do processo, em nova licitação.
Para Menin, o momento do anúncio da reabertura do processo licitatório é importante, uma vez que havia necessidade de passar o processo eleitoral no País. “Para reafirmar a seriedade de todo esse processo”, destacou. “Estamos aqui em Brasília, mais uma vez, para realização deste sonho regional que é a construção da Ponte Internacional Porto Xavier | San Javier. Nós vínhamos há bastante tempo trabalhando para que fosse reaberto o processo licitatório e recebemos a confirmação de que o edital será lançado semana que vem, foi um compromisso do diretor do Dnit e os prefeitos recebem isso com muita alegria”, destacou, acrescentando que “Tantos prefeitos, tantos líderes, deputados, ex-prefeitos da região que vieram a Brasília lutando por essa ponte, há quase cinco décadas. Todos os prefeitos recebem essa notícia com uma alegria muito grande”, disse.
Projeto preservado
O projeto inicial da Ponte Internacional de Porto Xavier/San Javier será preservado, garantindo que a estrutura de 950 metros seja construída no mesmo local planejado: ao Norte da zona urbana porto-xavierense. A informação já havia sido confirmada pelo presidente da AMM, Sidney Brondani. O reajuste de valores, de acordo com o Dnit, corresponde aos preços atuais praticados pelo mercado. O valor será divulgado quando do lançamento do edital, na semana que vem.
OUTROS ASSUNTOS
Ainda, durante a reunião com o Dnit, os prefeitos da AMM levaram outros assuntos para discussão, entre eles a necessidade de melhoria do trevo de acesso ao Santuário de Caaró, em Caibaté; a recuperação da malha viária da BR-285; a continuidade da execução da BR-392, trecho entre Santa Maria e Santo Ângelo; a necessidade da elaboração de estudos técnicos para a viabilidade da execução da obra da BR-472, até atingir a tríplice fronteira Brasil, Argentina, Uruguai, entre outros temas de relevante interesse da região, como melhorias e conclusões de estradas e infraestrutura.
A AMM entregou ofício ao diretor do Dnit, em que coloca a entidade com disponibilidade de estabelecer parceria para que essas obras importantes e relevantes para a região tenham andamento o mais breve possível.