A Região das Missões, Região Covid R11, através da AMM enviou na tarde desta segunda-feira protocolo regional com a apresentação do Plano de Prevenção e de Enfrentamento à Pandemia, seguindo o modelo de distanciamento controlado proposto pelo governo do estado, através da co-gestão. O plano regional elaborado pelo comitê científico da AMM, foi aprovado por mais de 2/3 dos prefeitos que compõe essa regional, dos 24 prefeitos, 19 votaram favoráveis, 3 votaram contra e 2 não votaram.
Para a elaboração de um protocolo específico, foi preciso criar comitê científico regional de combate à Covid-19, também foi necessária a aprovação por maioria absoluta, ou seja, no mínimo 2/3 dos prefeitos de cada região Covid.
Segundo informações do gabinete do governador, o plano regional só será válido se houver medidas de proteção à saúde pública com embasamento científico, com critérios epidemiológicos e sanitários e deve ser assinado por responsável técnico, médico ou profissional da vigilância em saúde, com mais de dois anos de atuação. Os municípios que quiserem aderir à cogestão devem informar o conteúdo do plano, os protocolos, os pareceres técnicos e uma planilha comparativa com os protocolos do Estado e publicados no site da prefeitura e região, 24 horas antes de entrarem em vigor.