A região de Santo Ângelo, passou da coloração laranja para vermelha, o que significa mais restrições no combate à pandemia
O sistema de Distanciamento Controlado, elaborado pelo governo do Rio Grande do Sul para conter a pandemia do novo coronavírus no Estado, modificou critérios de avaliação de regiões e no sábado (13/06) alterou a coloração da bandeira dos municípios da região da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, nas Missões, que passou de laranja para a vermelha. Diante do novo quadro, o presidente da AMM – Associação dos Municípios das Missões, Prefeito Ademir Gonzatto, convocou uma reunião com prefeitos, deputados da região e coordenadoria de saúde e decidiu solicitar ao governador Eduardo Leite que reconsidere a troca de cores.
Um ofício foi encaminhado à Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, ainda na noite deste domingo, questionando a alteração dos critérios sem aviso prévio aos municípios, o que causa insegurança na tomada das decisões na área da saúde pública que estão sendo implementadas; também será solicitado que o Estado avalie os municípios pela sua população, tamanho e esforço que cada um fez na área da saúde na pandemia.
Além disso, como sempre vem fazendo desde o início da pandemia em março, a AMM e os municípios continuarão ouvindo as comunidades e as entidades envolvidas. "Vamos aguardar a posição do governador, porque novamente atinge em cheio a nossa economia. Mas paralelo a isso a ideia é que realmente as pessoas tenham consciência da importância de ficar em casa e sair apenas para as atividades essenciais como supermercado e farmácia e de máscara que é obrigatório. Vamos reforçar a campanha, que apenas um vá às compras neste momento. Iremos também intensificar a fiscalização", reforça Ademir Gonzatto, Presidente da AMM.