Equipe de engenharia realizou levantamentos para a conclusão do projeto do novo Aeroporto Regional Sepé Tiarajú.
Nos últimos meses foi possível acompanhar uma movimentação regional em busca da concretização de ações do projeto de ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiarajú de Santo Ângelo, reunião na ANAC em Brasília e reuniões em Porto Alegre e Santo Ângelo, uniram empresários, gestores municipais e políticos em busca de soluções para a conclusão do projeto técnico e andamento do projeto.
Em Porto Alegre, no dia 29 de junho, o Presidente da AMM, Prefeito Ricardo Klein em encontro com o Secretário de Logística Juvir Costela cobrou efetiva participação e empenho do estado neste projeto que é de interesse de todos os municípios missioneiros e noroeste gaucho, permitindo operações com grandes aeronaves.
Cumprindo o roteiro estabelecido para a conclusão do projeto definitivo do Aeroporto Regional, foi realizado na última semana de junho, o trabalho de sondagem da pista e os ensaios do projeto de ampliação do aeroporto, com um tratamento aerofotogramétrico (com drones) para ver como se comportou a base do asfalto da pista para que se possa utilizá-la para aeronaves maiores. Segundo o Diretor do DAP, Engº. Taborda, o projeto prevê a construção de mais uma área de segurança de 90 metros, na cabeceira da pista, e o local passará por uma sondagem para a construção do novo terminal de passageiros, e pátio para as aeronaves maiores.
O prefeito Jacques Barbosa recebeu em seu gabinete, o Diretor do DAP Eng. Leandro Taborda, a Engenheira Tatiana do Incop e o diretor do Aeroporto Mario Assis, além de representantes de entidades empresariais em uma importante reunião, debatendo detalhes e acertando providências a curto prazo.
O projeto das obras do Aeroporto é orçado em cerca de R$ 44 milhões de reais, que estão disponíveis para esse empreendimento importantíssimo tanto para a logística e economia, quanto para o desenvolvimento do turismo regional.
O Administrador do Aeroporto de Santo Ângelo, Mário Assis, ressaltou que com as obras, o aeroporto poderá receber aeronaves com capacidade acima de 140 passageiros. Hoje, a estrutura comporta, no máximo, vôos comerciais com aviões de até 72 assentos.
O Prefeito Paulo Kipper de Cerro Largo, fez uma visita ao Aeroporto e teve a oportunidade de conversar com os técnicos que estão acompanhando esse projeto, e lembrou que, durante audiência realizada com o Secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, o mesmo manifestou que a atual gestão estadual sempre manteve o interesse e segue empreendendo esforços para viabilizar a ampliação e a reforma do aeroporto pois o Governo Estadual entende que esse investimento é fundamental, por ser um Projeto de Interesse Regional e de suma importância para o desenvolvimento da região das Missões, sobretudo do ponto de vista econômico e do turismo. Kipper também destacou a união de esforços das Lideranças Regionais neste pleito, como AMM – Associação dos Municípios das Missões tem se empenhado através de sua diretoria e de todos os prefeitos na constante busca de recursos para a concretização dos projetos das Missões.
Fonte: AI PM Santo Ângelo e Cerro Largo.