Com a chegada da vacina contra o coronavírus, muitas pessoas tem relaxado no uso da máscara de proteção e nas aglomerações, medidas consideradas essenciais para o não contágio e propagação do vírus. A Região das Missões está com crescimento ascendente de casos de pessoas infectadas.
O uso da máscara de proteção e evitar as aglomerações, ainda se mantém importantes, para evitar mais casos da doença e que mais pessoas percam a vida na batalha contra a Covid-19.
A pandemia não acabou. Ainda estamos vivendo ela, ainda poucas pessoas foram imunizadas, nós ainda estamos apenas começando com este trabalho, e por isso, é preciso que as pessoas não se esqueçam das medidas de proteção contra o vírus. Este não é o momento de relaxar com a Covid-19. Até que a vida de todos volte ao normal vai demorar um pouco e mesmo assim, o recomendado é que continuem usando máscaras, lavando as mãos, utilizando álcool em gel e principalmente evitando aglomerações.
Reforçamos o poder que apenas o uso da máscara pode fazer na vida do cidadão. A máscara confere proteção mecânica como barreira para as gotículas contaminadas, expelidas de tosse, espirros e secreções nasais. Portanto, agora principalmente por conta da pandemia, o cuidado das medidas de prevenção pela Covid-19 é fundamental, visto que é uma doença respiratória, que se transmite rapidamente por gotículas.
Além do uso de máscara, não deve ser esquecido as demais medidas de segurança, como lavagem das mãos com água e sabão ou com álcool 70%, a limpeza das superfícies dos ambientes de convivência para evitar a contaminação, e por conseguinte, a proliferação da doença. Uma das principais formas de quebrar a cadeia de transmissão também é evitar as aglomerações através do distanciamento físico.
A vacina da Covid-19 colabora para evitar casos graves da doença. Por isso, as medidas de prevenção, sobretudo o distanciamento físico, são importantes para a contenção da proliferação da doença.
Confira as medidas de prevenção à Covid-19 elencadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS):
USO DA MÁSCARA
O uso da máscara continua sendo instrumento fundamental para o controle da pandemia, as dicas mais importantes de uso são as seguintes:
- A máscara é individual e não deve ser compartilhada com ninguém.
- As máscaras devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou com sujeira aparente.
- Como serve de barreira física ao vírus, o ideal é que tenha pelo menos duas camadas de pano.
- Use sempre que precisar sair de casa e lembre de levar uma reserva e uma sacola para guardar a máscara usada quando precisar trocar.
- Deve cobrir o nariz e a boca e ser usada de forma permanente no rosto, ou seja, não deve ser manipulada para o queixo ou pendurada em uma das orelhas, por exemplo.
HIGIENE E AGLOMERAÇÃO
Medidas básicas na rotina diária, como lavar as mãos e evitar aglomerações, são fundamentais para a redução do contágio. Sem a adoção dessas recomendações, o número de casos pode se proliferar com muita rapidez. No caso específico da higienização, é recomendado o uso do álcool a 70% como desinfetante e antissépticos para as mãos.
CUIDADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
No ambiente de trabalho é importante estar atento à higiene. O recomendado é que as empresas e organizações disponibilizem recursos para a higienização das mãos nos locais de trabalho, incluindo água, sabonete líquido, toalha de papel descartável e lixeira, com abertura que não demande contato manual, ou sanitizante adequado para as mãos, como álcool a 70%.
Quanto ao distanciamento, a recomendação é manter o espaço mínimo de um metro entre os trabalhadores e o público. Os funcionários devem usar a máscara cirúrgica ou de tecido e adotar divisórias impermeáveis ou fornecer proteção facial do tipo viseira plástica ou óculos de proteção.
Nas refeições, a orientação é para que os trabalhadores sejam distribuídos em horários diferentes para o uso do refeitório e seja mantido o espaço mínimo de um metro entre as pessoas nas filas e mesas. No caso dos banheiros, deve-se evitar a aglomeração.
Mais informações no portal do Ministério da Saúde.
CUIDADOS COMPLEMENTARES
O álcool 70% é um importante aliado de higienização na luta contra a Covid-19. Mas é importante estar atento ao seu uso para evitar queimaduras. Fique distante do fogo!
Ao usar a máscara, passe protetor solar para evitar marcas de queimaduras de sol indesejáveis no rosto.
O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas opções de máscaras de pano, em caso rompimento do elástico ou de umidade excessiva na mesma.
Tenha cuidado com o descarte das máscaras descartáveis. Vede a máscara com uma sacola e jogue diretamente na lixeira.
Em caso de suspeita de contágio de Covid-19, consulte primeiramente a Secretaria Municipal de Saúde, através dos canais de atendimento, para obter orientações.