No dia 11 de fevereiro de 2025, a Sede da AMM estará recebendo a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente.
No dia 11 de fevereiro de 2025, a Sede da AMM estará recebendo a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente.
O evento, convocado conforme a Portaria do Ministério do Meio Ambiente, faz parte da preparação para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, com o tema central “Emergência Climática”. Será uma oportunidade para que os municípios se integram neste um importante debate, que tem o objetivo de buscar soluções climáticas de relevância regional.
A Conferência Intermunicipal, visa debater e formular propostas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, com base nas especificidades da região. Essas ideias serão apresentadas na Conferência Estadual de Meio Ambiente, que definirá ações a nível estadual e nacional. Além disso, o evento elegerá representantes locais para participar das discussões estaduais.
Os trabalhos da CIMA serão organizados em torno de cinco eixos temáticos:
1. Mitigação – Redução das emissões de gases de efeito estufa.
2. Adaptação e preparação para desastres – Fortalecimento da resiliência das comunidades frente a eventos climáticos extremos.
3. Transformação ecológica – Incentivo a práticas mais sustentáveis na economia e na sociedade.
4. Justiça climática – Garantia de que ações climáticas beneficiem todas as comunidades, especialmente as mais vulneráveis.
5. Governança e educação ambiental – Promoção da gestão participativa e da conscientização ambiental.
Todos são convidados a participar da conferência, mediante inscrição, assegurando ampla participação de representantes da sociedade civil, do setor privado e do poder público. Durante o evento, os participantes serão divididos em grupos de trabalho, que debaterão os eixos temáticos e apresentarão propostas. Na plenária final, as ideias prioritárias serão votadas e organizadas em um conjunto de até dez propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual.
A Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente é uma oportunidade para que a população missioneira contribua ativamente com soluções para os desafios climáticos, reforçando a importância da participação coletiva na construção de um futuro sustentável.
Inscrições no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaONEtO3PYstj0LZlf8xxr3OgV8Otrn0c3xMNnWyShv3KWww/viewform