Primeiro dia do encontro reuniu representantes de 20 municípios missioneiros, lideranças estaduais e nacionais para discutir desenvolvimento regional, municipalismo, justiça, segurança jurídica e políticas públicas para as mulheres
A Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou, nesta terça-feira (4), em Porto Alegre, o primeiro dia de sua Assembleia Regional, reunindo representantes de 20 municípios missioneiros. O encontro contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais, vereadores, assessores e imprensa regional, consolidando-se como um importante espaço de integração, diálogo e construção de pautas estratégicas para o fortalecimento da região.
Na abertura oficial, o presidente da AMM e prefeito de Rolador, João Alberto Aquino Gomes, destacou a importância da união entre os municípios missioneiros como principal instrumento para a conquista de resultados concretos em benefício da população. Em sua manifestação, lembrou os avanços obtidos pela atuação conjunta da associação e ressaltou que o espírito de cooperação tem sido determinante para o fortalecimento regional.
O presidente também manifestou solidariedade aos municípios atingidos pelas fortes chuvas e temporais registrados nos últimos dias, destacando o difícil momento vivido por diversas comunidades da região. João Alberto enfatizou que a AMM seguirá mobilizada na busca de apoio junto aos governos estadual e federal para garantir assistência às famílias afetadas e a recuperação da infraestrutura danificada.
A programação técnica iniciou com a participação de Mário Augusto Ribas do Nascimento, coordenador técnico da FAMURS e consultor da CNM, que abordou a organização das pautas prioritárias da região e tratou do evento "Missões da Justiça e Cidadania", que será realizado em novembro, em São Miguel das Missões, com a presença do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Durante a apresentação, também foram destacadas as tratativas envolvendo o ministro Carlos Brandão e a importância da mobilização regional para que o encontro represente um marco na aproximação da Justiça com os municípios e a população missioneira.
Na sequência, Álvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões, conduziu uma reflexão sobre planejamento e desenvolvimento regional com a palestra "Quando a estratégia faz a diferença – Um futuro melhor para as Missões não acontece por acaso". A apresentação reforçou a necessidade de planejamento integrado, visão de longo prazo e união institucional para transformar o potencial da região em oportunidades de desenvolvimento econômico, social e turístico.
A programação do primeiro dia também contou com a participação do pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Liberal (PL), Luciano Zucco, que teve a oportunidade de apresentar aos prefeitos e lideranças municipais algumas das propostas que pretende incluir em seu plano de governo. Durante o encontro, os gestores municipais também reforçaram a importância do diálogo com os candidatos ao Executivo Estadual, destacando as principais demandas da Região das Missões para que sejam consideradas na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
As políticas públicas voltadas à proteção das mulheres também estiveram em destaque. A secretária adjunta da Mulher do Estado do Rio Grande do Sul, Viviane Nery Viegas, apresentou a palestra "Enfrentamento à Violência contra as Mulheres nos 20 anos da Lei Maria da Penha", abordando os avanços conquistados ao longo das duas décadas da legislação, os desafios ainda existentes e a importância do fortalecimento das redes municipais de proteção, acolhimento e prevenção à violência.
A área jurídica também integrou a programação da Assembleia. O advogado Dr. Gladimir Cheile promoveu um momento de orientação aos gestores municipais, esclarecendo dúvidas sobre temas administrativos e jurídicos relacionados à gestão pública, contribuindo para a segurança das decisões adotadas pelos prefeitos e equipes técnicas.
Encerrando a programação do primeiro dia, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, trouxe uma ampla análise sobre o cenário do municipalismo brasileiro. Em sua explanação, destacou a crescente preocupação com a sustentabilidade financeira das administrações municipais diante do aumento das responsabilidades atribuídas aos municípios sem a correspondente ampliação das receitas. Ziulkoski alertou para a necessidade de fortalecimento do pacto federativo e da união dos gestores municipais na defesa dos interesses das administrações locais.
O primeiro dia da Assembleia reafirmou o compromisso da Associação dos Municípios das Missões com o fortalecimento do municipalismo, a integração regional e a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelos municípios missioneiros. A programação prossegue nesta quarta-feira (5), com novas palestras, debates e encontros voltados ao desenvolvimento da região e ao alinhamento das principais demandas dos municípios.