Missioneiro ex-presidente da AMM Mário Nascimento foi un=m dos coordenadores desta ação.
No lançamento virtual da campanha Municípios juntos pelo turismo, a prefeitura de Canela, no Rio Grande do Sul (RS), compartilhou ideias para um plano estratégico de retomada da economia local no período pós-coronavírus. A troca de experiências ocorreu em webconferência com a equipe técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na tarde desta quinta-feira, 16 de abril.
Com transmissão ao vivo do encontro virtual no canal do Youtube da entidade - TV Portal CNM, o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, reforçou as dificuldades desse momento de crise que também afeta o setor turístico, mas sugeriu ações que podem contribuir para um resgate das atividades no futuro. “O plano que nós fizemos é simples, para saber as forças do destino, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades que podem ser criadas desta crise”, resumiu.
O plano estratégico Retomada da economia local pós-coronavírus de Canela (RS) está disponível no site da secretaria. O cronograma de medidas é dividido em três etapas, de curto, médio e longo prazo. O primeiro período, previsto até o fim de junho, foca em cursos de capacitação dos profissionais do setor, em produção de conteúdo e venda de vouchers. A partir de julho, o plano propõe uma forte redução nos preços, uma black friday antecipada e um novo evento, a Primavera em Canela, para abranger os eventos perdidos no inverno. Já no último trimestre do ano, a ideia é expandir e aprimorar, como foco nas ações de Natal.
Campanha
Técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa destacou que a campanha Municípios juntos pelo turismo, lançada pela entidade, pretende transformar o tempo de isolamento e contingência em um período de reflexão e preparação. “Queremos que os brasileiros, quando possível, retomem as viagens pelo Brasil. Para isso, precisamos estar preparados”, frisou. Por isso, ela convidou todos a acompanharem as transmissões que serão feitas pela equipe às 16 horas das quintas-feiras - na próxima semana, a participação será da secretaria de Turismo de São Paulo.
Para participar da campanha, Municípios filiados à CNM devem encaminhar vídeos de no máximo 2 minutos gravados na horizontal (se filmar com celular, ele deverá estar deitado) para o e-mail: turismo@cnm.org.br. O objetivo é incentivar que os turistas e as empresas, em vez de cancelarem, remarquem viagens e eventos agendados. Consultor da CNM, Mário Nascimento enfatizou que o foco é planejar: “Estamos passando por um momento de ajustes, primeiro vamos cuidar da saúde. Mas depois temos que estar prontos, com planejamento”.
Reforçando o convite, a técnica de Turismo da CNM Mônica Costa incentivou a participação nas webconferências. “Os segmentos do turismo estão sofrendo com essa crise, e para isso, vamos debater bastante, se preparar, para atender a demanda mais pra frente”, pontuou. Durante os encontros, o público pode interagir e tirar duvidas enviando perguntas.