CARREGANDO
Boa Noite | quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

REGIÃO DAS MISSÕES RECEBE VISITA DO SUPERINTENDENTE DO IPHAN

Nos dias 29 de junho a 02 de julho o Superintendente do IPHAN no Rio Grande do Sul visitou a região das Missões e conheceu os sítios históricos tombados como Patrimônio Nacional São Nicolau, São João Batista (Entre-Ijuís) e São Lourenço (São Luiz Gonzaga), o Patrimônio Mundial em São Miguel das Missões e o Centro Histórico de Santo Ângelo.
Publicado em 02/07/2021
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Nos dias 29 de junho a 02 de julho o Superintendente do IPHAN no Rio Grande do Sul visitou a região das Missões e conheceu os sítios históricos tombados como Patrimônio Nacional São Nicolau, São João Batista (Entre-Ijuís) e São Lourenço (São Luiz Gonzaga), o Patrimônio Mundial em São Miguel das Missões e o Centro Histórico de Santo Ângelo.

 

Em São Luiz Gonzaga lhe apresentaram os últimos trabalhos realizados pelo Executivo Municipal e pelo IPHAN, visando melhorias e a conservação do sítio arqueológico. Na próxima semana, também será iniciada a reforma da guarita do local.

 

O titular estadual do IPHAN, Leonardo Maricato, avaliou a visita ao município. “Esta foi a minha primeira visita oficial à região e fui muito bem recebido. Estou realizando uma verificação in loco da situação de todos os sítios arqueológicos. Saio de São Lourenço feliz e com inúmeros projetos. Junto com o prefeito, estamos aqui buscando melhorias”. O superintendente também destacou o grande potencial turístico e cultural das Missões. “Temos aqui um local único no Brasil. Com uma gastronomia única, um artesanato único. Acho que este é o caminho para que possamos trazer os turistas, investindo no turista brasileiro, depois pensando em trazer os turistas internacionais”, afirmou.

 

O prefeito Sidney Brondani agradeceu a visita do superintendente estadual do IPHAN, Leonardo Maricato. “Conseguimos mais um grande aliado para divulgar e buscar investimentos para o nosso Sítio Arqueológico de São Lourenço. Temos uma terra muito rica, com uma história marcada por muitas lutas e conquistas, a qual precisa ser preservada e divulgada. Parabenizo também o trabalho desenvolvido pelo IPHAN e pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura buscando melhorias para o sítio arqueológico”.

 

São Miguel das Missões, o único Patrimônio Mundial do Sul do Brasil, recebeu na terça-feira, 29, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Rio Grande do Sul, Leonardo Maricato. A visita técnica teve por finalidade o reconhecimento do patrimônio local e a vistoria das obras do PAC- Cidades Históricas no município. O Prefeito José Roberto destaca a importância da parceria entre o Instituto e a Administração Municipal. “Hoje já conseguimos ver e colher os frutos do Projeto do PAC, mas existe muito ainda a construído que depende da liberação federal. O IPHAN vem sendo um parceiro do município e dos nossos projetos. Caminhamos em direção ao futuro do turismo na nossa região”, destaca O Prefeito.

 

“Mais que uma visita técnica esta é uma visita de reconhecimento pela importância desse Patrimônio para o IPHAN. Estou muito feliz com o cuidado, a preocupação e com o zelo com que o prefeito José Roberto e a nossa equipe local do IPHAN tem tido com esse local. Estamos aqui para ajudar e colaborar para que essa obra possa ser concluída o quanto antes. O projeto do PAC é incrível e irá transformar o turismo em São Miguel das Missões e em toda a região”, pontuou Maricato.

 

Em São João Batista, foi recebido pelo Vice-prefeito de Entre-Ijuís Jordão Oliveira, pela Vice-prefeita de Vitória das Missões Greice Wentz e pelo Secretário-executivo do Detur/Funmissões Enio Carvalho, que com seus assessores apresentaram para Maricato o andamento do projeto do acesso asfáltico até o sítio histórico, que passa no território dos dois municípios que está tramitando junto a caixa federal e em breve será licitado, cujos recursos já estão garantidos pelo governo federal.

 

Santo Ângelo está dando início a um longo processo para o tombamento do Centro Histórico como Patrimônio Nacional. O prefeito Jacques Barbosa confirmou que o município dará início ao processo legal para o tombamento do Centro Histórico como Patrimônio Nacional e recebeu a garantia da superintendência do IPHAN de auxílio ao longo da demanda. Maricato argumentou que o tombamento dará acesso a Santo Ângelo a recursos de uma série de programas e projetos federais destinados à preservação do Patrimônio Histórico Nacional.

 

O diretor de Turismo, Romaldo Melher, argumentou que a solicitação de tombamento tem base nos trabalhos arqueológicos realizados no Centro de Histórico nas últimas duas décadas, comprovando que o local abriga importantes vestígios da antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, além de o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado estar sobre uma antiga casa indígena do período das reduções.

 

O prefeito Jacques afirmou que o assunto será ampliado e será solicitado apoio do Ministério Público Federal de Santo Ângelo, por meio do procurador da República Osmar Veronese, para auxílio na formatação do projeto de tombamento do Centro Histórico como Patrimônio Nacional.

 

Para Leonardo Maricato, os argumentos históricos do município são relevantes para o tombamento e para o País e comprometeu-se a auxiliar no processo. “É um lugar muito importante da História. O reconhecimento como Patrimônio Nacional abre um leque diferenciado para Santo Ângelo”, reconheceu.

 

“Durante a quarta-feira (30/6), pela manhã, visitei o município de São Nicolau, fomos recebidos pelo Prefeito Ricardo Klein e sua equipe, que me acompanharam na visita ao Sítio Arqueológico, Adega Jesuítica, Sobrado Silva e Museu Arqueológico. Logo após, um delicioso almoço na Pousada dos Jesuítas e por oportuno foi oferecido a degustação do famoso Café de Cambona e bolo frito. Detalhe: Já sei fazer Café de Cambona”, afirmou Maricato.

 

Como último compromisso da agenda do superintendente na região, ele se encontrou com gestores das cidades históricas missioneiras e falou do encantamento que sentiu em sua primeira viagem às Missões, a energia do local e a empatia dos missioneiros, além da gastronomia típica da região fizeram desta viagem uma experiência positiva e também comprometeram Maricato ainda mais com os pleitos apresentados pelos prefeitos. O Superintendente colocou a disposição dos prefeitos missioneiros a Sede do Iphan em Porto Alegre e fez a divulgação que o material da Exposição “Sete Povos – Retratos de em Território” estará chegando na região nos próximos dias e ficará a disposição dos municípios para organização de eventos e oportunizar a todos conhecerem esse material que traz o rosto de muitos missioneiros.

 

O Presidente da AMM, Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein em sua manifestação afirmou que essa visita do Superintendente Maricato possibilitou uma maior interação sobre o que representa a região das Missões para o estado do Rio Grande do Sul e o quanto são importantes os projetos de qualificação nos sítios históricos e também o apoio do instituto para o desenvolvimento do turismo regional. Ricardo reiterou que muito está sendo trabalhado pelo Departamento de Turismo da Funmissões para qualificar os atrativos turísticos, criar novos roteiros na região e integrar com outras regiões e países.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS