CARREGANDO
Boa Madrugada | domingo, 21 de abril de 2024

Santo Ângelo e Região Noroeste recebem a vacina contra a COVID-19

Chegaram 9.120 doses da vacina e quantitativo para cada um dos 68 municípios de abrangência das coordenadorias será definido ainda hoje pela SES
Publicado em 19/01/2021
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas
Foto: Fernando Gomes

As 15 horas de hoje (19/01), o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju recebeu o pouso da aeronave da Força de Segurança com 9.120 doses da Coronavac para vacinação contra a COVID-19, destinadas às coordenadorias regionais de Saúde de Santo Ângelo, Ijuí e de Santa Rosa, responsáveis pela gestão de Estado de 68 municípios da região noroeste.

O titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotsky, acompanhado do Prefeito de Santo Ângelo Jacques Barbosa, Vice-prefeito Dr. Volnei Teixeira, o Deputado Missioneiro Eduardo Loureiro, o Secretário Municipal de Saúde de Santo Ângelo Flávio Christensen, juntamente com os coordenadores regionais de Ijuí (17ª) Janaína da Silva e de Santa Rosa (14ª) Anselmo Loureiro além de representantes da Brigada Militar acompanharam a chegada do vôo que decolou de Porto Alegre, com escala em Erechim e Carazinho.

Iury informou que a 12ª CRS recebeu 3.560 doses para atender os 24 municípios de abrangência. Segundo o coordenador, a vacina não será distribuída de acordo com a população e sim conforme o número de profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a COVID-19, de idosos em lares de longa permanência e indígenas. “É um começo. Não são muitas doses, mas é um alento este início gradativo de imunização”, disse o coordenador.

Do aeroporto, a vacina seguiu para a sede das coordenadorias regionais de saúde, onde será armazenada até a definição da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em relação ao quantitativo de doses para cada um dos 68 municípios. 

Ainda hoje pela manhã o Coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Yuri Sommer Zabolotsky, concedeu entrevista em várias emissoras de rádio da região, explanando como funcionará o plano de imunização contra a covid-19 nos 24 municípios que integram a região administrativa.

O coordenador afirmou ainda que a população precisa ter calma, já que nesta etapa não haverá vacinas disponíveis em postos de saúde. Seguindo as diretrizes estipuladas pelo Plano Nacional de Imunizações, a 12ª Coordenadoria de Saúde aplicará a primeira dose da CoronaVac em 2.720 profissionais da área da saúde que trabalham na linha do combate à pandemia, 561 idosos que vivem em lares de longa permanência e 122 indígenas que vivem em aldeias em São Miguel das Missões e Santo Ângelo. Cerca de 100 doses restantes ficarão de reserva.

Yuri ressaltou que equipes das secretarias municipais de saúde irão até os locais aplicar as vacinas. Mesmo com a imunização, ele destaca que a população precisa manter os cuidados, pois ainda irá demorar cerca de 6 meses para que boa parte da população missioneira seja vacinada.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS