CARREGANDO
Boa Tarde | sábado, 21 de dezembro de 2024

Seminário debate formas de retomar o desenvolvimento da pecuária no Estado

O ano 2024 tem sido caracterizado pelas mudanças climáticas, dias de frio intenso e calor desmedido. Chuvas, umidade, intercorrências climáticas que se tornaram comuns no Estado, e acabaram influenciando, de forma negativa, a pecuária gaúcha.
Publicado em 16/08/2024
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

O ano 2024 tem sido caracterizado pelas mudanças climáticas, dias de frio intenso e calor desmedido. Chuvas, umidade, intercorrências climáticas que se tornaram comuns no Estado, e acabaram influenciando, de forma negativa, a pecuária gaúcha.


A preocupação com os resultados da pecuária levou autoridades gaúchas a promoverem debates regionais, avaliando as condições de cada microrregião, em busca de soluções integradas para o desenvolvimento. Santo Antônio das Missões esteve no mapa deste debate: o município sediou o Seminário Desenvolvimento Territorial da Pecuária Familiar e Agroecologia, promovido pela Fetag, em parceria com a Contag, Escola Nacional de Formação da Contag – (Enfoc), Senar, e Embrapa. O município sediou o quinto encontro de uma série que tem como objetivo percorrer diferentes regiões do estado, promovendo conectividade entre as regiões, aprofundando os potenciais de cada território, debatendo a pecuária e incentivando as autoridades a formar uma rede para discutir e propor iniciativas sobre o tema.


Para o presidente da AMM - Associação dos Municípios das Missões, Sidney Brondani, atual prefeito de São Luiz Gonzaga, que acompanhou o evento, este debate é importante para buscar formas de recuperar as perdas da pecuária gaúcha. Segundo ele, não se fala em pequenas perdas de safra, mas de bilhões de reais que os produtores rurais vão deixar de investir esse ano, e que irá impactar de forma drástica os municípios mais pequenos. A região missioneira, por exemp0lo, segundo ele, se encaixa neste perfil, pois a maioria dos rendimentos das famílias provém do agronegócio.


A pecuária no Rio Grande do Sul é caracterizada pela criação de suínos, frangos e produção leiteira. O rebanho bovino de corte está mais localizado no sul do estado, principalmente na mesorregião Sudoeste. Já a pecuária leiteira está mais concentrada no Noroeste, a região responde por 66,0% da produção leiteira do RS.


Em Santo Antônio das Missões o Seminário foi realizado na sede da Associação de Pais e Amigos (Apae), no dia 13 de agosto.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS