Durante agenda em Porto Alegre, na última segunda-feira (1º), o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, esteve reunido com o titular da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul, Rafael Pavan dos Passos. Na pauta do encontro, a apresentação do projeto de estacionamento próximo ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir.
A reunião foi acompanhada pelo assessor jurídico da prefeitura, Junaro Rambo Figueiredo. Conforme o projeto do município, o estacionamento será paralelo a estrada de acesso até a guarita do sítio arqueológico (com o alargamento da via asfaltada) e terá uma área de manobra para retorno dos veículos. A proposta busca não causar danos ao patrimônio arqueológico e atender a demanda de visitantes.
Na ocasião, o superintendente Rafael Passos solicitou alguns ajustes no projeto, os quais foram encaminhados à equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SEMPLA). O projeto atualizado será remetido ao escritório do Iphan em São Miguel das Missões, para análise da equipe técnica do instituto.
PERÍMETRO HISTÓRICO – As obras executadas dentro do perímetro histórico delimitado pelo Iphan no município – quadrilátero referente a antiga redução de São Luiz Gonzaga – também pautaram a reunião. O titular do Iphan informou que as licenças de obras protocoladas junto ao órgão retornaram ao escritório de São Miguel das Missões para análise do arqueólogo da unidade. O chefe do Executivo Municipal solicitou urgência na liberação dessas obras, para que a retomada de trabalhos paralisados há meses ocorra o mais breve possível.
A fim de agilizar a liberação das licenças para edificações no perímetro histórico, a prefeitura realiza um processo seletivo para a contratação temporária de arqueólogo. A lista com a classificação preliminar do processo seletivo será publicada nesta sexta-feira (5). Os recursos poderão ser apresentados no dia 8 de abril, na sede da SEMPLA, junto ao Prédio da Macosal, na Rua Salvador Pinheiro Machado, nº 1589, sala 4, das 8h30min às 11h30min. A classificação final do processo seletivo para arqueólogo será publicada no dia 11 de abril, quinta-feira.