Promoção das Missões como destino turístico é fundamental para aumento do fluxo de visitantes e turistas na região.
A convite da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, a Funmissões através de seu Departamento de Turismo, esteve participando da Expointer 2023, no estande do Estado, oportunidade em que ações para promoção e divulgação da região foram realizadas.
Com apoio dos municípios missioneiros, foram levados para a feira, experiências e uma representação da cultura local, através de intervenções de atores que representaram o Índio, o Padre Jesuíta e o Anjo, além da tradição gaúcha, eventos e representação das etnias presentes na região. As pessoas que passaram pelo local sentiram o acolhimento e receberam material com os atrativos e roteiros que compõem a Rota Turística das Missões.
Tema permanente entre os gestores de turismo locais, o aumento do fluxo de visitantes às Missões depende, em larga medida, da promoção da região como destino turístico em eventos nacionais e internacionais, para os quais confluem todos os elementos da cadeia produtiva do setor.
De fato, o posicionamento garantido pela região frente a outros destinos turísticos, nessas oportunidades, além de ampliar a visibilidade dos atrativos que configuram as Missões como alternativa dentre as opções disponíveis aos viajantes, demonstra a capacidade de organização dos atores locais, fator crucial para a garantia de satisfação dos turistas.
No mesmo sentido, a possibilidade de gestão compartilhada dos atrativos turísticos locais permite que a atenção dos visitantes vá além dos destinos tradicionais, como os remanescentes arqueológicos missioneiros, estimulando a definição de roteiros integrados a manifestações como eventos comunitários e a exposição de saberes próprios da região.