CARREGANDO
Boa Tarde | domingo, 21 de julho de 2024

DEPARTAMENTO DE TURISMO DA FUNMISSÕES REALIZOU REUNIÃO DE PLANEJAMENTO EM CAIBATÉ

Planejamento de ações para desenvolver o turismo regional em pauta.
Publicado em 18/04/2024
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Na terça-feira, dia 16 de abril, o Detur/Funmissões, reuniu dirigentes de turismo, gestores municipais, membros dos conselhos, para uma reunião de planejamento de ações, realizada na cidade de Caibaté.

 

O Prefeito de Caibaté Amauri Pires da Silva, Diretor do DETUR, saudou a todos os presentes, reiterou a importância do trabalho integrado e reafirmou que as ações em andamento, que estão tento bons resultados estarão avançando e novos projetos serão apresentados pelo departamento, contando com a participação de todo trade turístico regional.

 

O Prefeito José Roberto, de São Miguel das Missões, fez sua explanação inicial falando sobre os eventos regionais, que são uma oportunidade de promover os roteiros turísticos regionais. Fala essa reafirmada pelo Secretário João Batista de Santo Ângelo, que frisou que a cada evento grande que é organizado pelos municípios da região, se gera uma oportunidade de trabalho e renda para quem recebe os visitantes e turistas nestes eventos, sejam esportivos, culturais ou religiosos. Representantes dos municípios convidaram para a FACIC e Seminário Internacional de Educação, Cultura e Turismo, que acontecerão em Caibaté, Festival Internacional de Balonismo e Apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em São Miguel das Missões e o Café de Cambona e Expo São Nicolau, eventos que serão realizados em São Nicolau.

 

Um extensa pauta foi tratada durante a tarde que abordou os assuntos: Atualização de informações sobre o Mapa do Turismo Brasileiro, reforçando que o município estar no mapa representa um dos pré-requisitos para buscar recursos federais. Participação da região no Encontro dos 30 Povos Missioneiros, em San Ignácio Guazú, no Paraguai, que será realizada no final de maio. Sugestões para o material promocional da região, que estará sendo usado nas feiras d promoção turística, que a região irá participar juntamente com a Setur/RS. O Projeto Avançar Missões, tem pautado várias reuniões em Porto Alegre, com a equipe do estado, e há uma possibilidade do Governador Eduardo Leite, assinar um protocolo de intenções, durante sua vinda a região das Missões, no início de maio. A aprovação da Lei Federal que cria a Rota Turística Caminho das Missões, foi outro tema debatido e explicado ao grupo e o Sebrae apresentou um novo projeto para qualificar o atendimento no setor gastronômico da região.

 

Outro assunto importante pautado na reunião do Detur, é sobre a criação de um grupo de trabalho para tratar sobre o posicionamento de imagem das Missões, que demonstre o atual momento que a região está vivendo e também a formação de uma comissão integrada pelos gestores municipais, para fazer a interlocução com o estado e tratar das atividades propostas para a comemoração dos 400 anos das Missões, tema esse, que foi um dos assuntos abordados pelo Governador Eduardo Leite, durante sua visita ao Papa Francisco, no Vaticano.

 

Uma decisão tomada pelo grupo, é a criação do Comitê da Cultura Missioneira, que será um órgão de apoio e assessoramento para as atividades da área da cultura, dentro da gestão municipal. Desde o ano de 2023, coma realização da Conferência Intermunicipal de Cultura, os 27 municípios se mantém inseridos no Sistema Nacional de Cultura e Sistema Estadual de Cultura, recebendo recursos das leis de incentivo LPG e LAB e com projetos de eventos apoiados financeiramente pelo FAC, através do Pró-cultura/RS.

 

Finalizando a reunião foram escolhidos os membros para compor o Comitê Gestor do Turismo Missioneiro, sendo membros natos o COREDE/Missões e a ALM e seguindo de membros titulares e suplentes representando o poder público e iniciativa privada, ficando assim composto:

 

DEPARTAMENTO DE TURISMO DA FUNMISSÕES

Diretor: Amauri Pires da Silva - Prefeito de Caibaté

Vice-diretor: José Roberto - Prefeito de São Miguel das Missões

Secretária-executiva: Vivian Copetti – Assessora de Turismo de Caibaté

COMITÊ GESTOR DO TURISMO MISSIONEIRO

Membros natos: COREDE/Missões e ALM

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

Titulares:

1 – Andréia Maciel – Secretária de Turismo e Cultura de São Nicolau

2 – Ovídio Kaiser – Secretário de Turismo de Porto Xavier

3 – Higor Maleska – Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Cerro Largo.

4 – Márcia Reck da Silva – Secretária de Turismo e Cultura de São Miguel das Missões

Suplentes:

1 – Luiza Panegalli – Secretária de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga

2 – Luane Marasca Bronzoni – Assessora de Turismo de Roque Gonzales

3- Enio Coletto Carvalho – Secretário de Administração de Vitória das Missões

4 – Larissa Thomas – Assessora de Turismo de Giruá

REPRESENTANTES DO SETOR PRIVADO

Titulares:

1 – Paulo Markowski – Agência de Viagens - Giruá

2 – Mário Oliveira – Artesanato - São Miguel das Missões

3 – José Roberto de Oliveira – Hotelaria - São Miguel das Missões

4 – Carlos Augusto Alves – Gastronomia – São Miguel das Missões

Suplentes:

1 – Marta Benatti – Agência de Viagens – Santo Ângelo

2 – Rogério Furés – Artesanato – Salvador das Missões

3 – Pedro Birck – Hotelaria – São Pedro do Butiá

4 – Daniele Bonfin – Gastronomia - Caibaté

 

 

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS