Amizade – Companheirismo – Encontro – Valores – Viver – Atividades – Memórias.
Para exaltar e reconhecer as contribuições dos gestores municipais que deixaram sua marca e ajudaram a construir a história dos municípios missioneiros, foi promovido no sábado, dia 4 de novembro, o 1° Encontro dos Ex-prefeitos.
A Fazenda Bela Vista, no município de Rolador, foi o local escolhido para o primeiro encontro de ex-prefeitos dos municípios missioneiros, desta vez o grupo convidado foram os gestores dos mandatos 2013/2016 e 2017/2020, e contou com a presença dos vice-prefeitos, primeiras-damas e secretários municipais desses mandatos.
A frente da comissão organizadora estavam os ex-prefeitos Paulo Peixoto, Noeli Ruwer e Puranci Barcelos, que se preocuparam com os mínimos detalhes para que esse encontro fosse um momento de encontrar amigos e visionários que sempre acreditaram e sonharam juntos por uma região das Missões integrada e destacada, onde os grandes projetos sempre foram prioridade para todo o grupo, com o objetivo de qualificar a região em todas as áreas.
O Presidente da AMM, Prefeito de Pirapó Auri Kochhann, falou da alegria em rever amigos e grandes parceiros nas lutas regionais, sugeriu que seja organizado em breve um encontro de todos os ex-prefeitos, que estiveram a frente dos 27 municípios que compõe a AMM, desde a fundação da associação. “A AMM trabalha integrada, buscando concretizar os projetos regionais, que são esperados por todos os missioneiros, nas áreas de infraestrutura, turismo e eventos, além de uma constante troca de experiências em todas as áreas da administração pública”, reiterou Auri.
“Pela primeira vez, reunimos os ex- prefeitos. Um marco em nossa história. Essa singela homenagem é uma forma de exaltar e reconhecer a contribuição dos gestores que deixaram sua marca e ajudaram a concretizar muitos projetos importantes para nossa região. Estamos felizes e emocionados em poder compartilhar com todos esse momento de reviver e fortalecer nossa amizade. Todos temos muito ainda a contribuir com nossa região, são muitos corações missioneiros que precisam estar unidos por uma região mais próspera”, afirmou a ex-prefeita Noeli Ruwer.
“Hoje nos encontramos com amigos, trabalhamos juntos indiferentes a siglas partidárias, todos com o mesmo objetivo, desenvolver a região missioneira. Cada um de nós deu tudo de si. Tivemos êxitos e problemas, mas isso faz parte. Trabalhamos com dedicação pelos nossos municípios que ainda tem muita história pela frente, há muitos sonhos a serem realizados, esse é o desafio dos prefeitos. E a concretização deles só virá com muita integração de ideias e hoje é uma oportunidade de relembrarmos as conquistas de cada gestão”, ressaltou o ex-prefeito Paulo Peixoto, anfitrião do evento. Paulo ainda reiterou a importância da troca de experiências com os ex-gestores que já tiveram a oportunidade de estar à frente de administrações municipais. Destacou que, mesmo diante dos desafios, todos os prefeitos que estiveram a frente das administrações de seus municípios, conseguiram responder aos anseios da população com trabalho, qualificação da infraestrutura, serviços de qualidade e geração de empregos.
O ex-prefeito Puranci Barcelos falou que, “Temos grande motivos para comemorar, a região missioneira nunca andou para trás, sempre para frente. Temos que seguir andando de mãos dadas. Cada um fazendo a sua parte e dando sequência às lutas de homens e mulheres que pensam na grandiosidade desta região, que precisa de todos unidos para crescer e se desenvolver. A AMM tem um importante trabalho de equipe, integrando os 27 municípios e que se fortalece a cada dia com o incentivo a formação de novas lideranças. Cada município precisa da união e dedicação de todos e também ter uma visão clara de para onde queremos ir, nosso desejo é que nossa região receba o reconhecimento que merece pela sua história, riqueza cultural e importantes obras”.
Esse sábado, foi um dia para todos os presentes resgatar os aprendizados únicos que só a gestão pública e o dia a dia nos municípios podem oferecer, além das contribuições por parte de quem deixou um legado, registradas por meio de diálogos importantes, suscitados por tantos ex-prefeitos e prefeitas que colaboraram com o crescimento das Missões.
Essa reunião trouxe a experiência de muita gente, além da oportunidade do reencontro. A sociedade passa por um momento de mudança forçada por vários fatores e o grande presente da vida pública é permitir que as pessoas pensem e tomem as decisões certas. Não se pode pensar num município ou região, sem planejamento de curto, médio e longo prazo. As políticas públicas devem ser focadas em ações projetos para melhorar a vida das pessoas. Assim os gestores passam a cada quatro anos, deixando marcas importantes em seus municípios.