CARREGANDO
Boa Madrugada | domingo, 21 de abril de 2024

FESTIVAL DE PARÓDIAS MISSÕES PELA VIDA

Festival de Paródias "Missões Pela Vida" 2023, foi realizado na cidade de Pirapó, dentro da programação das festividades dos 36 anos do município.
Publicado em 04/12/2023
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Festival de Paródias "Missões Pela Vida" 2023, foi realizado na cidade de Pirapó, dentro da programação das festividades dos 36 anos do município.

Evento organizado pelas Primeiras-damas dos municípios missioneiros, reuniu centenas de estudantes, alunos do ensino médio e ensino fundamental, das escolas públicas da região, que apresentarem 26 paródias, com temas como drogas, bulling e violência. Um verdadeiro show de talentos, que emocionou todos os presentes.

O Festival de Paródias integra a programação do Projeto Missões Pela Vida, organizado e coordenado pelas Primeiras-damas dos municípios missioneiros e que foi pensando, para trabalhar a prevenção ao uso de drogas, violência e bulling, com a população dos municípios integrantes da AMM, reuniu centenas de estudantes, alunos do ensino médio e ensino fundamental, das escolas públicas da região, que apresentaram 26 paródias, em um verdadeiro show de talentos, que emocionou todos os presentes.

Temos observado, que crianças e jovens em seu mundo estão cada vez mais suscetíveis a práticas de discriminação, preconceito, intolerância, implicância e hostilidades, tanto em meio digital, como presencial, na sociedade ou nas escolas, isso leva ao bulling e a violência e muitas vezes a fuga são as drogas. Por isso, a atenção das primeiras-damas, conjuntamente com as secretarias municipais de Assistência, Social, Saúde e Educação, está voltada para este grupo muito especial.

A comissão julgadora do Festival de Paródias Missões Pela Vida foi formada por cinco integrantes, das áreas da educação, saúde, comunicação, psicologia e musical, que avaliou as paródias de acordo com a coerência com os temas propostos, originalidade, letra e performance, sendo os jurados: Nara Damião (Presidente do Corede Missões, professora e ex-vice-prefeita de Santo Ângelo), Luis Carlos Bidinho (Músico, compositor, produtor musical e técnico de som), Juliana Marques (Psicóloga, pós-graduada em neurociência da educação), Rodrigo Reis (Coordenador Regional de Saúde) e Fábio Birck (Comunicador, radialista e assessor de imprensa).

Na categoria Ensino Fundamental, foram 17 paródias apresentadas, representantes dos municípios de Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Guarani das Missões, Itacurubi, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Vitória das Missões.

Na categoria Ensino Médio foram, 9 paródias apresentadas, dos municípios de Caibaté, Entre-Ijuís, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões, Ubiretama e Vitória das Missões.

Após a apresentação das 26 paródias, os presentes assistiram ao Show Musical da Banda Tomé Munchen e Grupo Turumbamba, que também fez o acompanhamento do festival. Seguindo os municípios receberam das mãos do Presidente da AMM, Prefeito Auri Kochann e da Primeira-dama Carme Kochhann, o troféu Missões Pela Vida, em agradecimento pela participação no Festival de Paródias.

Finalizando o evento, foram entregues as premiações, para os vencedores das duas categorias do festival, na edição de 2023, participaram da entrega dos troféus o Vice-presidente da AMM, Prefeito Amauri Pires da Silva e Primeira-dama Adriana, do município de Caibaté.

CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL:

1º Lugar – Roque Gonzales

Alunos: Pablo Fernandes e Antony Bender de Paula, do 9º ano, da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua, sendo a Professora responsável: Marisa Scheren.

Paródia: RECOMPONDO CAMINHOS - Letra de Pablo, Antony e Luan, com música base: No Rastro da Gadaria – Jairo Lambari Fernandes.

2º Lugar – São Luiz Gonzaga

Alunos: Rangel Brayan Moreira Soares e Karen de Oliveira Chrisofari, do 6º ano, da Escola Municipal Professora Francisca Lencina, sendo o Professor responsável: Sonir Lima.

Paródia: A EDUCAÇÃO É O NOVO ESCUDO, letra de Karen, Rafael e Sonir, com a música base: O Escudo.

3º Lugar – Mato Queimado

Alunos: Alice Lubini Birck, Kauane cavaline Preussler, Laura Catelan Thomas, Rafaela Zimermann Voigt e Sarah Mentz Birck, do 9º ano, da Escola Municipal Santo Estanislau, sendo a Professora responsável: Angela Bourcheidt Sausen.

Paródia: DROGAS NÃO, letra de Alice, Kauane, Laura, Rafaela e Sara, com a música base: Superfantástico, da Turma do Balão Mágico.

 

CATEGORIA ENSINO MÉDIO:

1º Lugar – Pirapó

Aluna: Miriã Victória Escouto Machado, do 2º ano, da Escola Estadual Henrique Sommer, sendo a Professora responsável: Izabél Rambo Branco.

Paródia: MENOS DROGA E MAIS VIDA,letra de Miriã, com música base: Drogas Matam, de Daniel e Samuel.

2º Lugar – Mato Queimado

Aluno: Davi Hartmann Adams, do 2º ano, da Escola Estadual Santo Estanislau, sendo a Professora responsável: Neiva Hartmann Henz.

Paródia: PERIGO DAS DROGAS, letra de Davi, com a música base: De Já Hoje, de Adair de Freitas.

3º Lugar – São Miguel das Missões

Alunas: Júlia Prevedelo Massoco, Bianca Batista Massoco, Bruna Bernardi e Andressa dos Santos Reck, das turmas do 1º e 2º ano, da Escola Estadual Padre Antônio Sepp, sendo a Professora responsável: Patrícia Ribas.

Paródia: UM NOVO RUMO, letra de Júlia, Bianca, Bruna e Andressa, com a música base: Deus é assim, de Oswaldir e Carlos Magrão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS