CARREGANDO
Boa Tarde | domingo, 22 de dezembro de 2024

CADERNO DE PRIORIDADES DA REGIÃO DAS MISSÕES É APRESENTADO PARA O VICE-GOVERNADOR GABRIEL SOUZA

AMM realizou um encontro dos prefeitos e lideranças regionais durante a programação da Assembleia de Verão da Famurs, no litoral gaúcho.
Publicado em 28/02/2024
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

A AMM – Associação dos Municípios das Missões, reuniu prefeitos, primeiras-damas, deputados e secretários, na noite de terça-feira, 27 de fevereiro, em Xangrilá, para a apresentação do Caderno de Prioridades para as Missões – Demandas Regionais 2024 a 2030, com a presença do Vice-governador Gabriel Souza.

 

O Presidente da AMM, Prefeito de Pirapó, Auri Kochhann, fez a abertura da reunião, agradecendo a integração entre os prefeitos e parceria na busca de recursos para gerar desenvolvimento nos 27 municípios missioneiros. Auri falou sobre as demandas da região, um conjunto de projetos que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para quem vive nas Missões. “Não é um documento decorativo para ser guardado e esquecido. Deve ser consultado e relembrado sempre. Esse caderno deve nortear os projetos da associação nos próximos anos. Sabemos onde estamos, para onde queremos ir e o que nos leva até lá. Integrados vamos traçar os caminhos e planejar com dedicação, a gestão e monitoramento, para que possamos acompanhar os projetos identificando obstáculos e se necessário corrigir tomando medidas em conjunto, para que possamos atingir nosso objetivo”, reiterou o Presidente da AMM, Auri Kochhann.

 

A apresentação dos detalhes do caderno foi feita pelo Consultor da AMM, o Engenheiro Álvaro Theisen, que reforçou o caráter de referência do documento observando que o desenvolvimento regional exige consenso sobre as pautas de interesse coletivo e constância nos seus propósitos, pois se trata de uma visão de médio e longo prazo que demandam muito tempo e esforço contínuo para serem alcançados. Esse documento sintetiza a pauta coletiva com as demandas identificadas de interesse de toda a região com as prioridades até 2030.  A região missioneira é muito carente de recursos externos, para dar o salto qualitativo necessário, este documento orienta os Governos Federal e Estadual no sentido de identificar as necessidades locais. Por outro lado, a posição estratégica da região como corredor de integração com a Argentina e o Chile identificam a necessidade de infraestrutura de estradas e também a sua vocação histórica com o turismo.

 

O desenvolvimento regional consistente, exige consenso sobre as pautas de interesse coletivo e atos contínuos em busca dos propósitos, pois estamos trabalhando pautas que só podem ser conquistadas a médio e longo prazo. Durante a apresentação, Theisen reiterou que esse caderno é uma iniciativa pioneira de alinhamento das forças locais, na busca do desenvolvimento local planejado.

 

O caderno apresenta 22 demandas estratégicas, divididas entre pautas para o Governo Federal e Governo Estadual, nas áreas de infraestrutura, cultura, turismo, educação, saúde, habitação e empreendedorismo.

 

O Deputado Estadual Eduardo Loureiro, destacou a importância do alinhamento estratégico para o desenvolvimento da região, reafirmando seu compromisso com as Missões. Ele evidenciou em sua fala a importância das pautas regionais estarem organizadas e fez um relato a reunião com o Governador Eduardo Leite, onde tratou sobre os projetos elencados como prioridades das Missões e sobre as várias agendas realizadas em Brasília na última semana, as quais trataram sobre projetos de várias áreas, que reforçam o progresso dos 27 municípios que compõe a região missioneira.

 

O Vice-governador Gabriel Souza, sempre muito atencioso com os Prefeitos da AMM, fez uma explanação sobre a situação do estado e ouviu com atenção os prefeitos e demais lideranças regionais. Gabriel parabenizou a Associação dos Municípios das Missões, pela organização do Caderno de Demandas, que compila prioridades e organiza projetos de interesse regional. O Vice-governador explicou aos presentes, os desafios que o estado está enfrentando, neste ano, do ponto de vista fiscal e questões que podem inviabilizar neste momento, investimentos que o governo quer fazer. “Bons projetos como os apresentados pela AMM são bem vindos, espero em breve ter soluções para poder contempla-los”, reforçou Gabriel.

 

Também presentes no encontro, o Deputado Rafael Braga e o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul Luiz Fernando Rodrigues, em suas manifestações, afirmaram apoio aos projetos das Missões.

 

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS