CARREGANDO
Boa Madrugada | domingo, 21 de abril de 2024

ÚLTIMA ASSEMBLEIA DO ANO COMEMORA INTEGRAÇÃO E NOVOS PROJETOS

A AMM reuniu prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas, para a última assembleia de 2023, realizada no dia 20 de dezembro, na cidade de Cerro Largo, que foi marcada por um destacado número de participantes e discursos de união e integração de projetos, em busca do desenvolvimento regional, além da aprovação dos orçamentos da AMM e Funmissões para o exercício de 2024.
Publicado em 26/12/2023
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

A AMM reuniu prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas, para a última assembleia de 2023, realizada no dia 20 de dezembro, na cidade de Cerro Largo, que foi marcada por um destacado número de participantes e discursos de união e integração de projetos, em busca do desenvolvimento regional, além da aprovação dos orçamentos da AMM e Funmissões para o exercício de 2024.

 

Na abertura da reunião o Prefeito Auri Kochhann, Presidente da AMM e Funmissões, agradeceu a parceria dos colegas prefeitos e a dedicação da equipe de trabalho e reafirmou que somente todos juntos e integrados conseguirão das as respostas que os municípios e região precisam.

 

A Primeira-dama da AMM, Carme Kochhann, falou que em 2023 mais uma vez foi possível contar com a participação das primeiras-damas e vice-primeiras-damas, que tem trocado experiências e se integrado às ações regionais, participando de atividades da administração de seus municípios, nas mais diversas áreas e dos eventos promovidos na região. Foram realizados dois grandes eventos, com a participação dos 27 municípios, integrou rainhas e princesas, que receberam ensinamentos através de palestras e oficinas, para melhor aproveitar seu período representando seus municípios, para o próximo anos já estão sendo pensados novos temas para aproximar ainda mais as soberanas de suas comunidades e região. O Festival de Paródias Missões Pela Vida, teve sua culminância em Pirapó e reuniu centenas de estudantes, alunos do ensino médio e ensino fundamental, das escolas públicas da região, que apresentarem 26 paródias, com temas como drogas, bulling e violência. Um verdadeiro show de talentos, que emocionou todos os presentes.

 

O Diretor do Departamento de Turismo da Funmissões, Prefeito Cornélio Grimm, relatou que durante o ano de 2023 o Detur deu continuidade ao trabalho de integração dos municípios, gestores e trade turístico, reafirmando as parcerias, para o desenvolvimento de ações, projetos e planejamento do turismo missioneiro, fortalecendo os atrativos e roteiros já existentes, incentivando novos roteiros e o empreendedorismo, através da promoção do DESTINO TURÍSTICO DAS MISSÕES e capacitação. Cornélio citou projetos que estão sendo trabalhados pelo grupo: Caminho dos Jesuítas, integração dos 30 Povos Missioneiros, Avançar Missões, Artesanato Missioneiro, Sistemas Municipais de Cultura, aplicativo para visita ao Sítio Patrimônio Mundial, Turismo Rural, participação em eventos nacionais e internacionais de promoção turística, elaboração do Plano Regional de Turismo, apoio às ações dos Sete Povos Missioneiros e a consolidação de novos eventos nas áreas de gastronomia, aventura, artísticos, culturais e esportivos.

 

O Prefeito Juca Dutra, de Bossoroca, reforçou que a AMM tem 56 anos de atuação regional, liderando aqueles que trabalham para organizar essa estrutura que atende toda região.

 

O Prefeito José Roberto, de São Miguel das Missões, fez uma referência especial ao trabalho integrado entre os prefeitos que dos municípios que compõem a AMM, sempre defendendo o interesse de todos. Grandes conquistas tiveram esse ano e para 2024, muitos projetos para serem executados. “O estado e a união observam a organização da associação, por isso sempre somos tratados de forma diferenciada”, reiterou Roberto.

 

O Senador Luis Carlos Heinze entrou na reunião de forma online, para informar sobre projeto com objetivo de prevenir as consequências das estiagens, que tem causado muitos prejuízos a todos os municípios da região. O referido projeto trata da construção de açudes ou barramentos nas propriedades rurais.

 

A Presidente do Corede Missões, Nara Damião e integrantes da sua diretoria, apresentaram os resultados da Consulta Popular, parabenizando os municípios pela quantidade de votos obtidos e a conquistas dos recursos.

 

Também foi tratado sobre a criação do Departamento dos Sete Povos dentro da AMM, para que uma equipe técnica possa dar suporte aos projetos onde há sítios históricos.

 

Após o encerramento da assembleia foi realizada uma confraternização, para festejar as conquistas deste ano.

 

 

 

 

 

 

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS