Representantes dos municípios vinculados à Associação dos Municípios das Missões participaram na quarta-feira, 15 de agosto, de Audiência Pública realizada no auditório da URI Santo Ângelo, focada no licenciamento ambiental prévio do projeto de implantação e pavimentação da BR-392/RS, que ligará Santa Maria a Santo Ângelo.
Conduzida pela Superintendente Substituta do Ibama/RS, Diara Maria Sartori, a Audiência Pública contou com a presença do Superintendente Regional do DNIT/RS, Hiratan Pinheiro da Silva e o coordenador do setor de Meio Ambiente e Recursos Renováveis da STE, empresa contratada para os estudos, Adriano Panazollo, quem discorreu acerca dos impactos ambientais e socioeconômicos do empreendimento.
Incluída como prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado recentemente pelo Governo Federal, a BR-392/RS terá 259,25 km de extensão, e cruzará os municípios de São Miguel das Missões, Entre-Ijuís e Santo Ângelo, ampliando positivamente a economia da região.
Na ocasião, manifestaram-se o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa e o Vice-Presidente de Finanças da AMM, prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto, além do deputado estadual Eduardo Loureiro.
Em sua fala, José Roberto salientou a importância da implantação da BR-392/RS para o desenvolvimento regional, em especial no que se refere aos impactos da mesma sobre as cadeias produtivas do agronegócio e do turismo, setor que teve definidas metas para o atual exercício no âmbito da atuação do Departamento de Turismo das Missões.