Na manhã de 17 de dezembro, o município de Cerro Largo sediou a ultima assembleia Geral da AMM/FUNMISSÕES de 2021. A assembleia reuniu prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas dos municípios integrantes da associação, onde uma longa pauta trouxe para discussão, projetos importantes da região.
Na manhã de 17 de dezembro, o município de Cerro Largo sediou a ultima assembleia Geral da AMM/FUNMISSÕES de 2021. A assembleia reuniu prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas dos municípios integrantes da associação, onde uma longa pauta trouxe para discussão, projetos importantes da região.
Na abertura o Presidente da AMM/FUNMISSÕES, Prefeito Ricardo Klein de São Nicolau, saudou a todos os presentes, agradeceu o apoio dos prefeitos em todas as ações propostas pela região e falou sobre o Projeto da Ponte Internacional de Porto Xavier/San Javier, o qual teve o edital publicado no dia 20 de dezembro e as leis federais que prejudicam os municípios com planos sem origem de recursos, além das verbas disponíveis para as cidades históricas e outros recursos conquistados em Brasília com auxílio dos deputados da região, paras áreas da saúde (hospitais), ações sociais e agricultura (biotecnologia).
Presentes os Deputados Estaduais Capitão Macedo e Eduardo Loureiro. Macedo explanou sobre a tramitação do Projeto Pró-Missões na Assembleia Legislativa e os contratos da Corsan com os municípios. Loureiro, que também foi Presidente desta Associação, afirmou que a AMM cumpre o papel fundamental para o desenvolvimento da região, sobre saneamento disse que está preocupado e como atual Presidente da Comissão dos Assuntos Municipais na AL, procurou pautar esse assunto em diversos debates, para que fosse possível clarear as informações.
O Assessor Jurídico da AMM, Dr. Gladimir Chiele, falou sobre o piso salarial para os profissionais do magistério, da atenção básica, motoristas todos entram com o cálculo de investimento em educação, independente da qualificação técnica e como devem ser cumpridos os percentuais de aplicação desses recursos. Quanto a Corsan, Gladimir orientou não assinar os aditivos de contrato, citou o exemplo de Canela o valor da outorga onde o estado oferece 2 milhões e na iniciativa privada pode ser alcançado até 50 milhões. Disse que bem poucos prefeitos assinaram, entende que temos condições de fazer um bloco regional para estudar este caso, podendo tomar um caminho diferente conforme interesse regional. Sugeriu organizar um grupo de trabalho que tem interesse no assunto para estudar e analisar essa questão.
Enio Carvalho, Secretário-executivo do Departamento de Turismo da Funmissões, falou sobre as ações do DETUR ao longo de 2021 e agradeceu a parceria de todos gestores municipais. Enio salientou que esse ano foi marcado por importantes avanços na área do turismo regional, vários pontos com ações integradas tiveram muito sucesso, uma delas foi a contratação da Consultoria através do Senhor Carlos Augusto que veio resgatar em cada município o potencial turístico. Enio também falou sobre Pro-Missões para que se torne realidade, é fundamental o contato dos prefeitos com todos os deputados estaduais. Outro ponto importante é que a região irá receber um documento da Embratur, relatando aonde podemos avançar, das deficiências, indicado pela técnica Ângela Baltazar que passou uma semana na região vistoriando locais turísticos. Esse documento será um facilitador para próximas ações e projetos a serem trabalhados no departamento.
Foi colocado em discussão e votação um Plano para Gestão Descentralizada do Turismo, contendo planejamento e posicionamento no mercado, qualificação dos produtos, serviços e associados, empreendedorismo, captação de investimentos, infraestrutura turística, informações ao turista, promoção e apoio a comercialização com monitoramento do Detur, que foi aprovado por unanimidade.
Oldemar Fenner, Presidente do COREDE/Missões, falou sobre o processo da Consulta Popular 2021, que obteve uma ótima participação de toda a região, sendo contabilizados centenas de votos. Sobre o Plano Estratégico das Missões disse que está visitando todos os municípios para tratar do assunto e rever algumas ações.
As primeiras-damas em seu encontro discutiram reiniciar as atividades do Projeto Missões Pela Vida, que foi interrompido durante a pandemia. Serão ações nas áreas de educação e assistência social, coordenadas pelas primeiras-damas em cada um dos municípios missioneiros.