A disponibilidade de água potável, hoje é um problema preocupante, Prefeitura e Emater praticam técnica de preservação de nascentes de Água
No município, ainda, encontramos propriedades e localidades rurais que possuem essa riqueza natural.
Com a intenção de contribuir com a promoção da saúde, segurança e soberania alimentar e qualidade de vida de moradores do meio rural de São Pedro do Butiá, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, está engajada na proteção de nascentes de água. Nesta semana, o trabalho está sendo realizado na propriedade de Júlia Berwanger Thomas, na localidade de Esquina União. No município já são dezenas de nascentes protegidas, no período dos últimos 23 anos, desde a existência do Escritório da Emater no município.
Com a implantação de uma estrutura para proteção da nascente na propriedade de Júlia, a água potável será preservada e irá servir a duas propriedades, com a possibilidade de consumo próprio, necessidade animal e irrigação de hortaliças. Além disso, com a nascente protegida, tem se interesse em abastecer um abastecedouro da comunidade de forma mais eficiente onde 12 propriedades de agricultores, que aproveitam a água para o manejo das lavouras poderão ser beneficiadas.
Outra proposta, segundo a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Marlene Jacinta Anschau, é amenizar as consequências da estiagem, permitindo que a água seja preservada e aproveitada. Para a proteção da nascente foram utilizados tijlos maciços, pedra brita, pedra ferro para proteção das vertentes, lona preta para cobertura, além dos canos para levar a água até as propriedades;
Levando em consideração as Resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atua em ações de preservação de nascentes e olhos d’água existentes em propriedades rurais. A importância de preservar as águas sensibilizou trabalhos em diferentes pontos da região de Santa Rosa, sendo que até o momento foi realizada a proteção de 17 nascentes, beneficiando 18 famílias.
Com a preocupação de melhorar a qualidade da água utilizada nas propriedades rurais, que a extensionista divulga a técnica que protege solo do local da nascente e a fonte de água. Além disso, ela também presta orientação quanto ao tratamento da água, para garantir o abastecimento contínuo de água potável nas propriedades.