CARREGANDO
Boa Madrugada | segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

REPRESENTANTES DA REGIÃO DAS MISSÕES PARTICIPAM EM PARATY/RJ DO 10º ENCONTRO BRASILEIRO DAS CIDADES HISTÓRICAS TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL

O Brasil tem 23 sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial e representantes de todas essas localidades estarão reunidos em Paraty para o evento.
Publicado em 03/08/2023
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

O Encontro organizado pela Confederação Nacional dos Municípios junto à Organização Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promove a integração entre os gestores públicos para debater ações de cooperação voltadas à implementação de políticas de gestão turística dos sítios com título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

A ideia é explorar as possibilidades da geração de renda através do turismo discutindo estratégias para elaboração de projetos com especialistas no assunto. Nos dias 1 a 5 de agosto de 2023, representantes de 23 municípios, todos com o mesmo título, vão participar de mesas e debates sobre políticas de preservação de patrimônio, turismo sustentável e economia criativa. A ideia é explorar as possibilidades de financiamento e captação de recursos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público-privadas. 
 

O encontro reúne em um só lugar especialistas em patrimônio, cultura, biodiversidade, turismo, políticas públicas e governança, criando um espaço para diálogos vitais em torno da construção de modalidades e instrumentos de gestão para a preservação e desenvolvimento sustentável destes destinos turísticos com título de Patrimônio Mundial da Unesco.

 

O Presidente da AMM, Prefeito de Pirapó Auri Kochhann, o Prefeito de São Miguel das Missões José Roberto e o Prefeito de São Nicolau, acompanhados de representantes da área do turismo, participam do encontro que reúne autoridades e agentes do patrimônio, turismo e economia criativa, em uma programação intensa de mesas e debates, que acontece diariamente, das 8h às 19h, em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural.

 

Um dos enfoques do encontro são as possibilidades de financiamento e captação de recursos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público-privadas. A realização dos encontros das cidades Patrimônio Mundial significa, afinal, a oportunidade de reunir em um só local especialistas em patrimônio, cultura, biodiversidade, turismo, políticas públicas e governança, criando um espaço para diálogos vitais em torno da construção de modalidades e instrumentos de gestão para a preservação e desenvolvimento sustentável dos sítios Patrimônio Mundial.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS