Em reunião realizada na última sexta-feira (12), com o Comitê Científico Regional da Covid-19, na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo, o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, conseguiu reverter a opinião de diversos prefeitos da região missioneira que, até então, mostravam resistência para liberar a realização presencial da 88ª Romaria dos Santos Mártires. Acompanhado da chefe da sessão de Cultura e Turismo do Município, Vivian Copetti, em sua manifestação, Amauri apresentou argumentos favoráveis ao evento e, com isso, conseguiu aprovação de todos os prefeitos presentes para que a Diocese de Santo Ângelo possa realizar a Romaria no Santuário do Caaró, em Caibaté, no próximo domingo, 21 de novembro, respeitando os protocolos sanitários exigidos pelo Governo do Estado (uso de máscara, álcool em gel e apresentação do comprovante de vacinação).
A programação começa na quinta-feira (18) e se estende até domingo (21). Na quinta (18), sexta (19) e sábado (20), será feito tríduo sempre às 15h, na Igreja do Santuário. Ainda no sábado, haverá vigília da juventude, às 20h. Já a programação destaque será no domingo, tendo início às 9h com abertura e Via Sacra, seguida da Santa Missa que começa às 10h com Bênção da Saúde; no turno da tarde, haverá apresentações artísticas seguidas de rezas. O tema da 88ª Romaria é “Martírio, gratidão e compromisso” e o lema “Como os Santos Mártires, não tenhas medo, Cristo nossa paz”.
Neste ano, a direção do Santuário estima um público presencial de aproximadamente 2,5 mil pessoas. Além da Romaria presencial, haverá transmissão ao vivo no domingo pela página no Facebook da Diocese (Diocese de Santo Ângelo - Pascom Missões) e pelas rádios Navegantes, Caibaté e Ativa.