CARREGANDO
Boa Tarde | domingo, 22 de dezembro de 2024

EM BRASÍLIA PREFEITOS PARTICIPAM DE VÁRIAS AGENDAS, EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA AS DEMANDAS DA REGIÃO DAS MISSÕES

Lideranças regionais, estiveram em Brasília, na defesa de pautas e projetos importantes para o desenvolvimento da região e de cada um dos municípios.
Publicado em 23/02/2024
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

O Presidente da AMM, Prefeito de Pirapó Auri Kochhann, o Presidente da ALM, Vereador Maninho de Bossoroca, o Deputado Estadual da Região das Missões Eduardo Loureiro, os Vice-presidentes da AMM, Prefeito de São Miguel das Missões José Roberto e Prefeito de Porto Xavier Gilberto Menin e os Prefeitos de Santo Ângelo Jacques Barbosa, de São Nicolau Ricardo Klein, de Dezesseis de Novembro Johnni Bocacio, de Roque Gonzales Fernando Machry, o Vice-prefeito de Roque Gonzales José Alfredo Kupske e a Vice-prefeita de Rolador Loiara Ramos e outras lideranças regionais, estiveram em Brasília, na defesa de pautas e projetos importantes para o desenvolvimento da região e de cada um dos municípios.

 

No Ministério dos Transportes uma audiência com o Ministro Renan Filho, foi tratado sobre a continuidade da BR 392, duplicação da BR 285, e o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental da BR 472 e a nova licitação para a construção da Ponte Internacional. O ministro informou que um novo edital será necessário para definir a empresa responsável pela construção da ponte, previsto para ocorrer no mês de maio, porém para isso acontecer, deverá ser feita a rescisão do contrato com a Empresa Coesa, que venceu a primeira licitação e logo em seguida decretou falência.

 

No Ministério da Educação, a comitiva missioneira, liderada pelo Deputado Loureiro, esteve reunida com o Ministro Camilo Santana, para tratar sobre a implantação do curso de medicina na URI de Santo Ângelo, presentes os diretores da URI Gilberto Pacheco e Berenice Wbatuba, um cadastro com todos os pontos exigidos, programas desenvolvidos pela universidade está sendo organizado pela universidade, comprovando que a Universidade Regional integrada, tem qualificação para receber esse curso em nossa região.
 
Prefeitos e lideranças da região foram recebidos pelo Ministro do Tribunal de Contas da União, o Missioneiro João Augusto Nardes, onde foram entregues as principais demandas da região, para que o ministro faça os encaminhamentos dentro do governo federal.
 
A líder da Bancada Gaúcha, Deputada Any Ortis, recebeu os prefeitos da região, antes da última reunião por ela presidida na bancada, momento em que passou o cargo ao Deputado Dionilso Marcon, a eles foi entregue um ofício, onde constam uma lista de projetos importantes para a região e os municípios missioneiros, solicitando apoio na liberação de recursos financeiros do orçamento da união.
 
Na Secretaria de Comunicação Social do Brasil, foram recebidos pelo Secretário de Comunicação Institucional, Maneco Hassen e pelo Diretor de Difusão da Presidência da República, Voltaire Santos, e os  Prefeitos da AMM (Associação dos Municípios das Missões) estiveram no Palácio do Planalto na busca de apoio do Governo Federal para a implantação do Curso de Medicina na URI Santo Ângelo, o andamento do processo de licitação e contratação para construção da Ponte Internacional de Porto Xavier, e busca de recursos para a  projeção mapeada em São Miguel das Missões e Santo Ângelo e Promoção Turística das Missões.

 

Uma reunião no Ministério dos Povos indígenas, tratou sobre programas e projetos para as aldeias Guarani de São Miguel das Missões e Santo Ângelo.

 

No IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Regional, os Prefeitos foram recebidos pelo Presidente Leandro Grass, e trataram sobre o PAC Cidades Históricas, recursos do orçamento para construção dos prédios que estão no projeto do PAC de São Miguel das Missões, também sobre os projetos de projeção mapeada a serem implantados em São Miguel das Missões e Santo Ângelo e os 400 Anos das Missões Jesuíticas, que irão acontecer em 2026.

 

Com o Presidente da Caixa Federal, a comitiva Missioneira tratou sobre os projetos de projeção mapeada a serem implantados em São Miguel das Missões e Santo Ângelo. Projetos que já estão aprovados pela Lei Rouanet, em torno de 10 milhões de reais.

 

Com o Deputado Federal das Missões, Ubiratan Sanderson, foi tratado sobre o Curso de Medicina a ser implantado na URI de Santo Ângelo, o qual garantiu recursos para o Hospital Regional das Missões, com vistas a apoiar esse projeto de educação. Sanderson também recebeu os pedidos dos prefeitos sobre outras demandas da região, nas áreas de infraestrutura e turismo.

 

No Ministério do Turismo, a reunião foi com a Fabiana de Melo Oliveira - Coordenadora Geral de Produtos e Experiências Turísticas, que passou informações importantes sobre os programas do ministério e as adequações que são necessárias pelos municípios para se enquadrarem a receber recursos da pasta do turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro, que neste mês deverá ser feito o cadastro de cada município e renovado dos que já estão, é o parâmetro usado para saber quais municípios, estão preparados para receber recursos. Também foi destacado os projetos que a região já tem trabalhado, de integração com outras regiões do estado e com o Mercosul, como é o caso do Caminho dos Jesuítas.

 

No IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, a pauta foi a reabertura do Museu das Missões, para visitação. Segundo os Diretores do IBRAM, está sendo selecionado um novo diretor para o Museu, que deverá ser anunciado nas próximas semanas e a liberação dos recursos do orçamento, para contratação dos serviços de vigilância e limpeza, que deverá sair ainda na primeira quinzena de março. IBRAM e IPHAN deverão estar fazendo uma parceria, para viabilizar essa reabertura do museu, até o início do mês de abril.

 

Na CNBB, a Comitiva das Missões, foi recebida pelo Don Ricardo, onde trataram sobre a Visita do Papa ao Rio Grande do Sul, a declaração do Santuário do Caaró como Basílica Menor e também sobre os 400 anos da chegada dos padres jesuítas no Rio Grande do Sul. Don Ricardo falou sobre a importância do trabalho dos jesuítas nos povos missioneiros, bem como na atualidade, quando estão retornando para a região, ele ressaltou que o caminho a concretização de todos esses projetos é a formação de uma comissão na região, com o Bispo da Diocese Angelopolitana Don Liro Meurer e com o Provincial Jesuíta no Brasil.

 

Os prefeitos também foram recebidos no Ministério dos Esportes e FNDE, onde trataram sobre projetos que estão em andamento nos municípios da região.

 

Além de todas essas agendas e reuniões institucionais, os prefeitos foram recebidos pelos Senadores Gaúchos Heinze, Mourão e Paim, bem como suas assessorias, onde entregaram os ofícios com as pautas regionais, que precisam de recursos do governo federal.

 

As reuniões e agendamentos na Capital Federal, foram apoiadas e acompanhadas pelo Diretor de Assuntos Federativos da Presidência da República, Thiago Braga e a CNM – Confederação Nacional dos Municípios e OCBPM – Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, através do Mário Nascimento e da sua equipe técnica Marta e Mônica.

 

 

 

 

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS