O trabalho associativo e o posicionamento da região sul-americana como destino turístico foi pauta Sudamérica Conecta, evento de integração do turismo na América do Sul, promovido pela Federação Sul-Americana de Turismo (Fedesud), em Montevidéu, no Uruguai.
O trabalho associativo e o posicionamento da região sul-americana como destino turístico foi pauta Sudamérica Conecta, evento de integração do turismo na América do Sul, promovido pela Federação Sul-Americana de Turismo (Fedesud), em Montevidéu, no Uruguai. O evento reuniu países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Brasil, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela, na busca de fortalecer a integração e colaboração para o desenvolvimento de roteiros turísticos entre os países vizinhos. Nas oficinas de trabalho realizadas, a participação de representantes do Brasil trouxe detalhes da Rota Jesuítica e das Missões.
O evento teve a colaboração das câmaras e federações de turismo dos países membros, entre eles a CNC.
Durante dois dias, a Sudamérica Conecta ofereceu uma plataforma de conhecimento, integração e geração de oportunidades conjuntas de negócios. Além de proporcionar a criação de rotas turísticas integradas, que fortaleçam a posição do grupo de países como um bloco sólido nos mercados de longa distância.
Missões
O tema Missões está consolidado no Sudamérica Conecta, através do Camino de Los Jesuitas. Na edição, a comitiva missioneira levou detalhes deste roteiro nacional, que possui todo legado deixado pelos índios guarani durante a missão da Companhia de Jesus na América Latina, e parte importante da história e da memória brasileira, em uma região que detém um dos principais patrimônios mundiais tombados pela Unesco, às Ruínas de São Miguel, remanescentes da cultura indígena-guarani, também presentes nos sítios históricos de São João Baptista, São Nicolau e São Lourenço Mártir.
Entre os representantes da região Missões esteve Izabél Cristina Ribas, da Funmissões (Fundação dos Municípios das Missões) e Marta Benatti, da Operadora de Viagens Caminho das Missões. Segundo Izabél, que é coordenadora de Turismo da Funmissões, “este evento foi uma oportunidade única para promover destinos turísticos sul-americanos e co-criar o futuro do turismo em nossa região. Com certeza uma experiência transformadora, observando os desafios e lacunas para a comercialização de rotas. Estamos felizes em ver esse sonho se tornando realidade e por trabalharmos juntos para um futuro brilhante do turismo na América do Sul, integrando a Rota Missões aos principais roteiros dos países que formam esse grupo. Tivemos uma rodada promissora de networking, onde se abriu uma incrível oportunidade comercial para explorar e promover nossos produtos de rotas integradas. Profissionais e empresas de toda a região estreitaram laços e geraram sinergias que nos levam a novos horizontes. Diante de um grande auditório formado pelos principais atores do turismo sul-americano, pudemos trocar ideias e visões que impulsionam o desenvolvimento do turismo em nossa região”.
Presenças
Entre as lideranças presentes estiveram o Ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti, o vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindihotel, Manuel Suárez; a delegação do Estado, que discutiu e buscou ideias para o avanço do Projeto SIRTA, voltado ao desenvolvimento do Caminho dos Jesuítas; e o presidente do Uruguai - Luis Alberto Lacalle Pou.