Presidente da AMM, Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein, acompanhou atentamente a reunião e irá compartilhar as informações com os demais colegas da região, amanhã durante a assembleia da associação, que será online.
O governador Eduardo Leite se reuniu na tarde desta quinta-feira (25), com representantes dos prefeitos, para decidir o futuro da gestão compartilhada do distanciamento controlado. Leite decidiu suspender a cogestão com os municípios pelo prazo de uma semana, iniciando em 27 de fevereiro e se estendendo até 07 de março. Também foi suspensa a regra que os municípios que tinham zero óbito e zero hospitalizações poderiam flexibilizar. “Assumo a responsabilidade pela decisão”, afirmou o governador no início do encontro. Ele ouviu os argumentos dos prefeitos antes de confirmar a decisão que vai ampliar as restrições para frear o avanço da disseminação do coronavírus, isso porque, em várias partes do estado, faltam vagas nas UTI’s.
Após a decisão, Leite fez diversas manifestações pedindo cautela e responsabilidade dos prefeitos frente a uma situação crítica que coloca a rede estadual de saúde beirando ao colapso, com mais de 90% dos leitos de UTI’s ocupados.
O procurador-geral de justiça, Fabiano Dallazen, que também participou da reunião, defendeu a decisão do governador e apelou para que todos cumpram rigorosamente as medidas.