Já está publicado, no Diário Oficial da União, a abertura do processo de licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela prestação de serviços técnicos de elaboração e atualização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho costeiro não pavimentado da BR 472, entre Porto Xavier e São Borja.
O estudo foi encomendado pelo Ministério da Infraestrutura, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A obra tornou-se uma das principais demandas da Associação dos Municípios das Missões junto ao Governo Federal, visto o desenvolvimento que a pavimentação poderá trazer para a região.
O trecho costeiro não pavimentado da BR 472 compreende 155 quilômetros, desde a BR 285 em São Borja até a BR 392, em Porto Xavier, passando pelos municípios de Garruchos, São Nicolau, Pirapó e Roque Gonzales. A obra, caso consolidada, levaria o tão sonhado acesso asfáltico às cidades de Garruchos e Pirapó.
Neste trecho, a rodovia federal não pavimentada passa por três importantes rios do Estado: Icamaquã, Ijuí e Piratini. A obra, embora já mencionada há pelo menos 30 anos, vem recebendo interesse do Governo Federal após os avanços no projeto de construção da Ponte Internacional de Porto Xavier.
Fonte: Rádio Missioneira