Diretor técnico do Hospital São Luiz Gonzaga, o médico José Renato Grisolia participou do programa Jornal da Manhã desta quinta-feira e atualizou sobre os protocolos e rotina do combate ao novo Coronavírus no município. Primeiramente, em meio a tantas notícias ruins, ele destacou a chegada recente de dois testes negativos para Covid 19, via Lacen, de um paciente idoso e de uma funcionária do hospital.
As notícias, conforme destacou o entrevistado, representam um alívio para a equipe do HSLG, que trabalha com todo o cuidado, sob risco constante de contágio e com equipamento reduzido. Falando abertamente sobre as medidas utilizadas para tratamento dos pacientes, José Renato disse que a Cloroquina é utilizada como tratamento. “Estamos usando o protocolo completo”, destacou José Renato, enfatizando que os melhores resultados são observados em situações de aplicação em contágios iniciais.
Outro medicamento que ficou mais conhecido após a pandemia, o Corticoide, também foi abordado por José Renato, que afirmou que o mesmo tem resultados de diminuição de comorbidade nos casos mais severos. Em um momento onde existe grande contestação ao uso de determinados medicamentos, José Renato afirmou que está sendo usado aquilo que a equipe de saúde tem convicção sobre sua efetividade.
Ainda em estágio inicial de análises de sintomas, fatores agravantes etc., a Covid 19 ainda é um mistério em muitos sentidos. José Renato relatou, por exemplo, casos em que marido e mulher, que dormem na mesma cama, apresentam reações diferentes à doença. Efeitos diversos também são observados, à medida que o contágio avança. Tudo isso é registrado e fica como experiência enquanto o trabalho evolui no combate à Covid.