CARREGANDO
Boa Madrugada | quarta-feira, 02 de abril de 2025

AMM reúne Prefeitos em Cerro Largo

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou uma importante assembleia na sede da entidade em Cerro Largo no último dia 21, reunindo prefeitos da região para debater temas fundamentais para o desenvolvimento dos municípios.
Publicado em 25/03/2025
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou uma importante assembleia na sede da entidade em Cerro Largo no último dia 21, reunindo prefeitos da região para debater temas fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. Na abertura da reunião, o presidente da AMM, prefeito Rodrigo Ribas, destacou a necessidade da participação ativa de todos os municípios nas ações promovidas pela entidade e ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as cidades da região.


O diretor do Departamento de Turismo da Funmissões, prefeito Leandro Wastowski, alertou os gestores sobre a necessidade de atualizar a documentação do Mapa do Turismo Brasileiro. Ele enfatizou a importância da organização dos conselhos municipais de turismo, do planejamento periódico e da inclusão dos 27 municípios no mapa. Wastowski também solicitou a nomeação de um representante de cada cidade para integrar a comissão regional dos 400 anos das Missões, que serão comemorados em maio de 2026.


O deputado estadual Eduardo Loureiro também esteve presente na reunião, e fez uma atualização sobre o andamento do projeto do Aeroporto Regional. Segundo ele, a parceria público-privada está em análise pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e um convênio entre o Estado e os municípios deve ser firmado em breve para viabilizar melhorias no aeroporto. Em relação aos 400 anos das Missões, informou que os convênios devem ser liberados em maio, pois ainda existem pendências em 11 dos 17 projetos previstos, que somam um total de R$ 38 milhões de investimentos na região.


Durante a assembleia, o ex-presidente da AMM, Sidney Luiz Brondani, foi homenageado pelos avanços conquistados ao longo de sua gestão. Brondani agradeceu o reconhecimento e destacou a importância da perseverança na luta por melhorias para a região, citando como exemplo o projeto da Ponte Internacional.


Buscando auxiliar os municípios, o Dr. Fabiano Barreto apresentou a proposta de fortalecimento dos consórcios públicos, destacando que a nova Lei de Licitações incentiva esse modelo de gestão. Barreto sugeriu a modernização do CISMISSÕES para facilitar compras unificadas entre os municípios e citou experiências bem-sucedidas de outros consórcios, como o COMAJA e o CODEPAMPA. O presidente da AMM propôs a criação de um grupo de trabalho para aprofundar o estudo do tema e visitar experiências similares em outros consórcios.


O coordenador regional da Defesa Civil, major Silvano, reforçou a presença do órgão em todos os eventos climáticos, alertando para a importância de documentar as ocorrências com fotos e relatórios detalhados. Ele sugeriu a realização de uma reunião com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos municípios para otimizar o acesso a recursos emergenciais.


Também convidado para a reunião, o Consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Mario Ribas do Nascimento, enfatizou que os municípios devem aproveitar os recursos disponíveis para investimentos em infraestrutura e orientou os prefeitos a consultarem os programas estaduais para maximizar os benefícios.


Ainda durante a Assembleia, o presidente da AMM também destacou a necessidade de união dos prefeitos na luta pela securitização das dívidas agrícolas, promovendo um novo fôlego para os pequenos, médios e grandes produtores desse setor que move a nossa economia regional. O Presidente anunciou também um evento da AMM em parceria com a DPM, que ocorrerá no dia 3 de abril. O encontro abordará temas como Reforma Previdenciária, Consórcios Públicos e RPPS.


A AMM reafirma sempre, através das assembleias, a importância da colaboração entre os municípios e o comprometimento dos gestores em buscar soluções conjuntas para os desafios regionais.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS