Roteiros e experiências da Região das Missões foram apresentados em Gramado, durante o Festuris, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Rota Missões, Instância de Governança Regional, formada por 26 municípios e situada no noroeste gaúcho, participou da 34ª edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), nos stands das regiões turísticas e da gastronomia.
Uma comitiva liderada pelas Secretárias de Turismo de São Miguel das Missões Márcia Reck da Silva, de São Nicolau Andreia Maciel e de Roque Gonzales Mirian Barcelos, esteve em Gramado entre os dias 3 e 5 de novembro, com uma missão que teve como objetivo identificar oportunidades de atração de investimentos privado e o desenvolvimento de políticas públicas que possam ser replicadas nos municípios que integram a Rota Turística das Missões, visando a melhora na qualidade de vida dos cidadãos e a ampliação da oferta de equipamentos e roteiros aos visitantes e turistas. O grupo contou com a participação da Rainha do Café de Cambona Isabel Tomm, da Benzedeira Dona Alzira, do Assessor de Imprensa Thiago Silva e o apoio das secretárias da AMM Cristiane Vargas e Caroline Nascimento.
Roteiros e experiências da Região das Missões foram apresentados em Gramado, durante o Festuris, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Rota Missões, Instância de Governança Regional, formada por 26 municípios e situada no noroeste gaúcho, participou da 34ª edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), nos stands das regiões turísticas e da gastronomia.
As secretárias destacaram no evento, além dos roteiros históricos e culturais, a apresentação de novos roteiros a serem explorados pela prática esportiva, eventos, religiosidade e experiências, posicionando a região e mostrando para o trade turístico visitante da feira, porque a Região das Missões é uma terra de muitos encantos e riqueza histórica. O Festuris é uma oportunidade com o mercado emissor de várias regiões do país, possibilitando importantes parcerias e contatos que estarão impactando diretamente no desenvolvimento do turismo regional, além de ser um evento considerado uma das mais tradicionais feiras do turismo brasileiro, sendo uma oportunidade para a promoção de produtos e iniciativas do turismo nacional e internacional, divulgação de destinos e geração intensa de negócios entre os participantes. A feira é uma das atividades que fazem parte da missão da Funmissões, que trabalha para posicionar a Rota Missões para o trade turístico e divulgar os roteiros e os eventos importantes da região.
“É importante pelo alcance que teremos aqui, pois é o maior evento de turismo da América Latina e reúne pessoas de diversos países. Estamos dentre essas pessoas todas dando visibilidade, promovendo o que temos para oferecer neste segmento. Aqui, a gente consegue contatar muita gente do trade do turismo. Estamos com materiais da região, participando nos stands da Setur/RS”, afirmou a Secretária Andreia de São Nicolau. “Nas experiências que encantaram a todos, destacamos a participação da Benzedeira Dona Alzira de São Miguel das Missões e do Café de Cambona e Bolo Frito de São Nicolau”, reiterou Andreia.
Em sua 34ª edição, o Festuris reúne as principais marcas e profissionais da indústria turística, em 4 dias de completa imersão em negócios, networking, conteúdo e experiências. “A Rota Missões no stand da Setur/RS, apresentou o processo de transformação da infraestrutura turística que vem acontecendo nos últimos anos, novos atrativos e roteiros que estão sendo consolidados, mostramos os projetos em execução e em planejamento e os atrativos já conhecidos”, afirma a Secretária Míriam de Roque Gonzales.
Para a Secretária Municipal de Turismo de São Miguel das Missões Márcia Reck da Silva, a participação da Rota Missões no Festuris 2022 foi de suma importância: “O turismo é um setor que movimenta a economia, gerando empregos e oportunidades de trabalho diversas. A nossa participação na Festuris é uma grande chance, portanto, de divulgar o Destino Missões, atrair novas possibilidades de atividades e um fluxo maior de turistas e consumidores para os nossos produtos e serviços, como artesanato, gastronomia, hospedagem, guiamento e visitação a atrativos no geral.” disse a Secretária.
O acervo turístico cultural dos municípios missioneiros também foi evidenciado no evento. Segundo a Secretária Municipal de Turismo e Cultura de São Miguel das Missões, Márcia Reck, “o nosso principal objetivo é buscar referências em turismo e cultura e conhecer as técnicas da produção do belíssimo Natal de Gramado para, no futuro, oferecer serviços de maior qualidade para a nossa população e para os nossos turistas”.