Jacques esteve com Rosângela Lula da Silva, a Janja, para sensibilizar sobre o espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
A instalação de uma Casa Abrigo em Santo Ângelo com abrangência regional para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica pode estar ganhando um novo impulso. O prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, apresentou o projeto à primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, na tentativa de sensibilizá-la para a importância do projeto e solicitou recursos do Governo Federal. Jacques está em Brasília liderando comitivas de secretários municipais e vereadores, apresentando projetos e buscando recursos e programas nos ministérios para Santo Ângelo e região.
O projeto Casa Abrigo é uma aspiração da atual gestão e integra o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, sancionado pelo prefeito Jacques Barbosa em junho de 2020, e conta com o apoio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça, Fernanda Carvalho de Almeida.
O prefeito enfatizou que a casa acolhimento prevê um trabalho articulado com a rede de atendimento e proteção, para oferecer abrigo às mulheres em estado de violência e vulnerabilidade social por até 15 dias. “O projeto é instalar a Casa Abrigo em Santo Ângelo em parceria com os municípios missioneiros, por meio de consórcio ou convênio, para atender a demanda regional. Em razão do alto custo de manutenção do espaço, que exige a disponibilidade de equipe profissional multidisciplinar e uma estrutura física exclusiva, estamos solicitando recursos para a efetivá-lo”, explicou Jacques à primeira-dama do Brasil.
Janja se comprometeu a auxiliar no que for possível para a implantação do projeto regional em Santo Ângelo e destacou a necessidade de fortalecer políticas públicas para mitigar os dados da violência contra a mulher no país.