CARREGANDO
Boa Tarde | domingo, 21 de julho de 2024

ACESSOS ASFÁLTICOS AOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE SÃO JOÃO BATISTA E SÃO LOURENÇO MÁRTIR

Um sonho de décadas da região das Missões está sendo concretizado através da pavimentação asfáltica dos acessos aos Sítios Arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista.
Publicado em 28/06/2024
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Um sonho de décadas da região das Missões está sendo concretizado através da pavimentação asfáltica dos acessos aos Sítios Arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista, que eram os últimos integrantes do Parque Histórico Nacional das Missões que ainda não estavam conectados por rodovia pavimentada, o que inibia o acesso dos turistas e visitantes.

 

O processo que culminou com essa realização, cujas comemorações acontecerão nos dias 29 e 30 de junho, iniciou-se em 2019 através do trabalho integrado das Prefeituras de São Luiz Gonzaga, Vitória das Missões e Entre-Ijuís, com apoio de voluntários e instituições, que viabilizaram a retomada destes projetos. Os acessos com extensão da ordem de 6,5 km cada um, receberam recursos totais da ordem de R$ 20 milhões do Ministério do Turismo graças ao apoio direto do Deputado Federal Ubiratan Sanderson e do Senador Luis Carlos Heinze, cujas intervenções foram decisivas para o sucesso desse pleito junto ao Governo Federal. Também há uma parcela financeira de contrapartida das Prefeituras, que através das suas equipes próprias viabilizaram a realização dos processos.

 

O trecho que leva da BR 285 até o sitio de São João Batista é composto por aproximadamente 70% em território do município de Vitória das Missões e 30% do Entre-Ijuís e o trecho até São Lourenço é território do município de São Luiz Gonzaga.

 

Como se trata de intervenções em áreas tombadas pelo IPHAN houve necessidade de aprovações e pesquisas arqueológicas para a continuidade e finalização das obras.

 

Com a conclusão das obras há uma expectativa que haja um incremento significativo no número de turistasa esses dois sítios que atualmente recebem em torno de 2 mil visitantes e cuja estimativa fica na ordem de 20 mil turistas por ano. O turismo nas Missões está em franco desenvolvimento e crescimento, sendo esta mais uma das ações concebidas pela Associação dos Municípios das Missões como parte das celebrações dos 400 anos da chegada dos jesuítas no atual Estado do Rio Grande do Sul.

 

As obras da estrada foram realizadas pela empresa Carpenedo (trecho de São Luiz e Vitória das Missões) e pela Bripav no trecho do Entre-Ijuís.

 

Também é necessário destacar que em função da pavimentação até o sitio arqueológico de São Lourenço Mártir praticamente concluída, o prefeito Sidnei Brondani de São Luiz Gonzaga decidiu estender a pavimentação até a Escola Municipal Terezinha Medeiros Schneider que fica na comunidade de São Lourenço das Missões distante em torno de 800 metros do sitio arqueológico, condição essa que irá beneficiar aquela comunidade escolar que há muito aguardava por essas condições para acessar a escola.

 

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS