DEPARTAMENTO DE TURISMO DA FUNMISSÕES REALIZOU ENCONTRO EM SÃO LUIZ GONZAGA
04 de Outubro de 2019

 No primeiro dia de programação da Expo São Luiz 2019, na quarta-feira (2), a Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga foi anfitriã da reunião mensal do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões.  O encontro ocorreu no Auditório Central do Parque de Exposições do Sindicato Rural.  

Os participantes foram recepcionados pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e pela secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings. Entre as autoridades da região presentes, o prefeito de Roque Gonzales, João Haas; o representante da Secretaria de Turismo de Roque Gonzales, Fernando Brum; o secretário de Turismo de Porto Xavier, Ovídio Kaiser; as representantes do Setor de Turismo de Santo Antônio das Missões, Graziele Dutra e Tayssa Padoim e a Assessora de Comunicação da AMM, Isabel Ribas, que coordenou a reunião.

Na pauta do encontro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 243/2019, o qual cria o programa de incentivo ao acesso asfáltico do Rio Grande do Sul (PIAA/RS). Na ocasião, os assessores do deputado estadual Sérgio Turra – autor do PLC 243/19 – Giovani Colori e André Cunha, apresentaram o projeto. O programa tem por objetivo possibilitar as empresas contribuintes do ICMS, estabelecidas no Estado, a compensação de valores destinados à qualificação da infraestrutura de pavimentação e acesso asfáltico nas localidades onde possuem unidades de operações. Para o turismo na região, o projeto poderá proporcionar melhorias em pontos turísticos que não possuem acesso asfáltico, como o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir (São Luiz Gonzaga).

Durante a reunião, a diretora da URI São Luiz Gonzaga, Dinara Bortoli Tomasi, informou sobre o curso de formação para “Guia Turístico”, o qual deverá ser ofertado pela instituição de ensino no próximo ano. O secretário de Turismo de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, realizou a divulgação da 1ª Mostra Mercosul de Dança, a qual ocorrerá no dia 19 de outubro, entre outros assuntos também foi discutido sobre as ações de promoção da Rota Missões, projeto de educação patrimonial apresentado pelo IPHAN e organização de documentos solicitados pelo programa de regionalização do turismo.

 

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Mais notícias