SÃO MIGUEL DAS MISSÕES FOI SEDE DE UM ENCONTRO REGIONAL COM A PRESIDENTE NACIONAL DO IPHAN
28 de Setembro de 2019

 São Miguel das Missões recebeu no dia 24 de setembro, a visita da Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa e dos representantes da Fundação Brasil Meu Amor, o Presidente Jean Claude Obry e a Diretora Glaucia Nasser. O ponto culminante da visita foi uma reunião entre a Presidente, os prefeitos dos municípios pertencentes à Região das Missões, e os gestores de Cultura e Educação de cada município.


Na abertura do evento o Prefeito Hilário Casarin, anfitrião do encontro, destacou em sua fala a importância da parceria entre o município e o Iphan e também o apoio que a instituição vem prestando a cidade. O Presidente da AMM/FUNISSÕES Prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, fez referência ao trabalho integrado que envolve os 26 municípios missioneiros e agradeceu o empenho e a cordialidade com que a Presidente Kátia Bogéa vem tratando os projetos encaminhados e em andamento em nossa região.


Esteve em pauta na reunião a exposição itinerante: "7 povos Retratos de um Território", que contém fotografias, mapas, vídeos em realidade aumentada, livros e produtos derivados com a imagem dos 7 povos das Missões. A exposição que começa em Porto Alegre deve chegar às Missões em meados de novembro.


Outro assunto em exposição foram os investimentos em andamento do PAC cidades Históricas que já somam um valor de 3,6 milhões de reais em projetos que já estão sendo realizados no município e também uma nova etapa de 10 milhões que está em fase de licitação, bem como a primeira etapa da construção do complexo do Museu das Missões no valor de 30 milhões de reais.


O principal projeto apresentado foi o de Educação Patrimonial para todos os municípios das Missões, em parceria com a Fundação Brasil Meu Amor. Com iniciativas amplas e voltadas principalmente para as escolas, o projeto consiste em capacitação não apenas para os alunos, mas também para os professores das escolas públicas e artistas locais. Segundo o Presidente da Fundação Brasil Meu Amor, Jean Claude, o projeto visa destacar a importância da comunidade se apaixonar pela nossa história e então espalhá-la pelo mundo.

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Miguel das Missões

Mais notícias