CAMINHADA INTERNACIONAL IMPULSIONA O TURISMO MISSIONEIRO
18 de Agosto de 2019

 Primeiro percurso trinacional do Caminho das Missões iniciou domingo, 18, no Paraguai e chegada acontecerá dia 15 de setembro em Santo Ângelo

Os peregrinos já estão percorrendo o percurso paraguaio do primeiro trajeto internacional do Caminho das Missões. O trajeto de 750 quilômetros começou na manhã do domingo, 18, na cidade paraguaia de San Ignácio Guazu, a primeira redução Jesuítica-Guarani, fundada no ano de 1609. A chegada está marcada para 15 de setembro, em Santo Ângelo, quando os peregrinos serão recepcionados no Centro Histórico com a apresentação do espetáculo Missa da Terra Sem Males.
O percurso internacional é a realização de um sonho dos idealizadores do Caminho das Missões e comemora os 18 anos do projeto. Os peregrinos passarão pelos territórios do Paraguai, Argentina e Brasil, visitando sete patrimônios culturais mundiais
A abertura da Caminhada teve ato solene em frente à Igreja Matriz de San Ignácio Guazu. A mesa de honra foi formada pelo intendente da cidade paraguaia, Carlos Afara; do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; Benjamim Chamorro, diretor geral de Produtos Turísticos e representante da ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Montiel de Afara e de Olga Fischer, presidente da Câmara Paraguaia de Turismo das Misiones Jesuíticas. Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Puranci Barcelos; secretário municipal de Turismo de Santo Ângelo, Vando Ribeiro de Souza; a primeira-dama de Santo Ângelo, Juliana Barbosa e o deputado federal Darcísio Perondi. Marta Benatti e Romaldo Melher representaram a Operadora de Turismo Caminho das Missões. 
Em seu pronunciamento, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, afirmou que a Caminhada Internacional é o resgate da história das nações sul-americanas, dos guaranis, jesuítas e da própria humanidade. “Os peregrinos que daqui partem a percorrer os 750 quilômetros do chão vermelho em meio à fantástica história missioneira, ficarão marcados de forma indelével na nossa memória, como precursores de um dos maiores projetos turísticos trinacional que o mundo tomará conhecimento.”
Jacques também salientou que a caminhada é o símbolo de uma nova relação de irmandade entre Brasil, Paraguai e Argentina por representar desenvolvimento social e humano para os três países. Elogiou ainda a iniciativa da Operadora de Turismo Caminho das Missões, saudando os empreendedores José Roberto de Oliveira, Marta Benatti e Romaldo Melher. “É hoje o dia em que o sonho destes três empresários inovadores alcança a maioridade e une três bandeiras, três pátrias em uma jornada turística internacional. Uma aventura que descortina a América para o mundo. Que mostrará aos cinco continentes o quão rica é a nossa história jesuítica-guarani.”
O prefeito santo-angelense ainda destacou a importância do roteiro como impulso para o turismo missioneiro e como fator de desenvolvimento socioeconômico para a Capital das Missões. “Em Santo Ângelo, o Governo Municipal, em conjunto com a iniciativa privada, já vivencia os reflexos deste avanço social e econômico por meio do turismo, a indústria que mais cresce no mundo. Recentemente foi inaugurado o Villas Hotel. De um grande grupo de investidores, estamos com outro em construção e com inauguração prevista para breve, gerando emprego e renda. Por outro lado, trabalhamos ações em conjunto com as demais esferas de governo para a implantação de projetos para o desenvolvimento do turismo, como a ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, que receberá investimentos para permitir pouso de aeronaves maiores, abrindo caminho para receber voos internacionais, um investimento de mais de R$ 50 milhões.”
Lembrou ainda que a Assembleia Legislativa reconheceu o projeto Rota Missões como fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e que isto significa um novo olhar do Estado para com as Missões. “O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) já manifesta interesse em disponibilizar linhas de crédito para alavancar projetos de turismo como o Caminho das Missões Internacional.”
TRAJETO
Até o dia 29 deste mês, os peregrinos estarão percorrendo o território paraguaio, passando por Santa Maria de Fé, Santa Rosa de Lima, Santiago, Ayolas, San Cosme e Damian, Coronel Bogado, Fram, La Paz, Jesús, Trinidad e finalmente Bela Vista. Na Argentina, eles serão recepcionados na cidade de Córpus. No dia 30, partem para San Ignácio Mini, Loreto, Santa Ana, Cerro Azul, Mártires, Santa Maria Maior, Itacaruaré e San Javier, chegando ao Brasil no dia 5 de setembro, em Porto Xavier.
No dia 6 de setembro, seguem à Assunção do Ijuí, depois Pirapó, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Caaró, São Miguel, Carajazinho, São João Batista, Entre-Ijuís e finalmente chegando a Santo Ângelo no dia 15.

Texto: Hogue Dorneles

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santo Ângelo

Mais notícias