PREFEITOS MISSIONEIROS PARTICIPAM DO CONGRESSO DE MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL
04 de Julho de 2019

 Na manhã desta quinta-feira (4/7), teve início o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Com o tema “Unidos para Superar Desafios”, prefeitos de todo o Estado colocam os principais desafios do municipalismo gaúcho em debate. O evento é patrocinado por Banrisul, Corsan, Badesul, BRDE, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também recebe apoio do Detran, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

Durante o evento aconteceram debates sobre temas que preocupam os gestores municipais, como a reforma da previdência e as saídas para dificuldades financeiras dos municípios. O Congresso, que marca o encerramento da gestão 2018/2019, termina com a posse da diretoria eleita para conduzir a entidade até julho de 2020.

Em paralelo ao Congresso, a Famurs também promove o 26º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura e o 1º Fórum dos Dirigentes Municipais de Turismo. Ao pronunciar-se na abertura dos dois eventos, o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, destacou a necessidade de união na defesa dos municípios. “A nossa Famurs tem um foco muito claro, que é sempre olhar para os municípios de forma a colaborar com os prefeitos e com as comunidades, para que possamos de forma unida crescer juntos. A unidade da entidade é muito importante”, declarou.  

Cettolin agradeceu a participação de prefeitos, vices e demais participantes que se mobilizaram para estarem presentes no Congresso.  Pela primeira vez o evento, promovido pela Famurs, acontece no hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, um gesto de interiorização e de aproximação da entidade com os municípios, valorizando todas as regiões. “Foi o primeiro, mas quem sabe de agora em diante mais coisas desta natureza possam acontecer”, declarou ao prefeito anfitrião, Guilherme Rech Pasin.

De acordo com Cettolin, as pautas para serem debatidas durante o 39º Congresso de Municípios do RS foram escolhidas com intuito de que se pudesse abordar temas diversos e com o propósito de levar conhecimento aos gestores municipais para que, de forma conjunta, possam transformá-lo em resultados para a comunidade.

Ao todo, na manhã desta quinta-feira (4/7), participaram do evento 539 pessoas, representando 246 municípios gaúchos.

 

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Assessoria Imprensa FAMURS

Mais notícias