MUNICÍPIOS DEBATEM A REGIONALIZAÇÃO DE PARTOS
16 de Maio de 2019

 Na manhã desta quarta-feira foi realizada reunião na Prefeitura Municipal de Cerro Largo, quando mais uma vez esteve em debate a questão da regionalização de partos. Para que a regionalização seja viabilizada e os partos sejam realizados pelo SUS, é necessária a formação de uma equipe para plantão obstétrico , formada por médicos obstetra, pediatra, enfermeira e anestesista.
A direção da AHCASA está pleiteando o aporte de recursos financeiros junto aos municípios, para viabilizar a contratação destes profissionais e oficializar a regionalização. 
Na reunião desta quarta-feira, participaram o prefeito de Cerro Largo Valter Spies, a secretária municipal de saúde Maria Hartmann, o assessor jurídico Alessandro Berwanger, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lauri Wilchen, o assessor jurídico da Câmara, Nadir Frankukowski, o prefeito de São Pedro do Butiá Martinho Berwanger, e os secretários municipais de saúde de São Pedro do Butiá, Narciso Lenz; de Salvador das Missões, Airton Schmidt; de Guarani das Missões, Luis Binkowski; e de Ubiretama, Adair Lauermann, os municípios presentes reconheceram a importância da organização dos serviços obstétricos em Cerro Largo e nos próximos dias farão um levantamento para verificar a contribuição que 
cada município poderá disponibilizar. Também será buscada parceria com outros municípios da região, que não estiveram na reunião, mas sinalizaram positivamente com essa possibilidade.

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cerro Largo

Mais notícias