Departamento de Turismo da FUNMISSÕES participa de reuniões em Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de maio.
08 de Maio de 2019

 O Diretor do Detur, Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein acompanhado de lideranças missioneiras participou em Porto Alegre de diversas reuniões.
No IPHAN foram recebidos pelo superintendente Airton Braga Moraes, onde trataram dos projetos de revitalização dos Sítios Históricos de São Nicolau, São Lourenço e São João Batista.
No DNIT, reuniram-se com o Superintendente Delmar, trataram sobre a Ponte Internacional e a manutenção da BR 285.
Reunião com o Senador Luis Carlos Heinze, onde foi tratado assuntos referentes a Ponte Internacional de Porto Xavier/San Javier, sobre o Aeroporto de Santo Ângelo e sobre as Usinas Hidrelétricas do Rio Uruguai.
Reunião na FAMURS do CODITUR com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Rui Irygarai, e com o diretor de Turismo Marcelo Borella.
Outra agenda importante na capital do estado fo a reunião sobre Regionalização do Turismo, onde foram apresentadas explicações sobre assuntos da regionalização, do mapa do turismo e da governança regional, destacando que a FUNMISSÕES foi citada como exemplo de governança regional pela ação do projeto de sinalização turística.
Reunião com o Secretário Estadual de Agricultura Covatti Filho onde não só foi tratado de assuntos referente ao turismo rural, mas também infraestrutura. No Turismo trataram de um projeto para criar uma marca para a gastronomia e para os produtos da agricultura familiar das Missões. A sugestão seria "Sabor Missões". O Presidente da EMATER, que estava presente, afirmou que vai encomendar um projeto para trabalhar a gastronomia regional e as agroindústrias familiares. Em relação a EXPOINTER, foi solicitado um espaço especial para divulgar a Região das Missões, inclusive o Secretário Covatti sugeriu ao DETUR, que uma comitiva do Café de Cambona venha servir café e bolo frito durante a chegada das animais na Exposição como forma de divulgar o evento.
Ainda a pedido do presidente da AMM, Puranci Barcellos, foi tratado com o Secretário Covatti de uma ação regional para melhorias nas estradas vicinais de todos os municípios da AMM que necessitem. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural cederia as máquinas e equipamentos para a AMM e está repassaria aos municípios interessados.

Por Izabél Cristina Ribas

Mais notícias