Seminário de Turismo acena com avanços para o desenvolvimento trinacional
02 de Maio de 2019
Seminário de Turismo acena com avanços para o desenvolvimento trinacional
Foto:Fernando Gomes

 Instituições de ensino superior da Fronteira e Noroeste se comprometeram a priorizar projetos integrados para impulsionar as nações dos 30 povos.

O Seminário Internacional de Turismo, promovido pelo Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e da Agência de Desenvolvimento Trinacional (ADT), com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM/FUNMISSÕES) e da FENAMILHO Internacional, encerrou apontando para a consolidação da aliança entre Brasil, Argentina e Paraguai para o fortalecimento do turismo integrado e o desenvolvimento social e econômico das nações envolvidas. 
O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 02, no Auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, inserido na programação da 19ª FENAMILHO Internacional, com a presença do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do presidente da feira, Bruno Hesse; do presidente da AMM, Puranci Barcelos dos Santos, prefeito de Santo Antônio das Missões; do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Dionísio Faganello; dos deputados estaduais Eduardo Loureiro, Capitão Macedo e Rodrigo Lorenzoni; secretário de Turismo de Santo Ângelo, Vando Ribeiro de Souza; do diretor de Departamento de Turismo da AMM, Ricardo Klein, prefeito de São Nicolau; Luiz Calomarde, Intendente de La Cruz, na República Argentina, coordenador Político da Agência de Desenvolvimento Trinacional; Brasil Antônio Sartori, Prefeito de Entre-Ijuís, coordenador Político da Agência de Desenvolvimento Trinacional, microrregional Brasil; Mário Augusto Ribas do Nascimento, coordenador da Área de Turismo da FAMURS; do representante da EMBRATUR, Marcos Fonseca, e das soberanas da feira.
Na solenidade de abertura, as autoridades destacaram o potencial histórico e cultural dos 30 povos missioneiros e a estruturação dos acessos aéreo e rodoviário como prioridade de investimentos para o impulso definitivo do turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico do Brasil, Argentina e Paraguai. 
Foram lembradas pelo deputado Loureiro como prioridades, no ato representando a Assembleia Legislativa do Estado, a modernização do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju para o pouso de aeronaves de maior porte, a ampliação da BR 392 para encurtar a distância do transporte da produção regional até o porto de Rio Grande e a construção da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier. 
AVANÇOS
“Tivemos como grande avanço o comprometimento das universidades públicas e privadas do Noroeste e Fronteira com um projeto para o desenvolvimento regional por meio do turismo. Este é um passo importante para atração de investimentos para os territórios envolvidos”, pontou o secretário Vando. 
O operador de turismo José Roberto de Oliveira, mediador do Painel “O papel das universidades no desenvolvimento regional” destacou que o seminário foi oportuno para que as instituições de ensino superior da Noroeste e da Fronteira Oeste sentassem à mesma mesa e concluíssem que o desenvolvimento do setor é importante para o impulso social e econômico das regiões. “O tripé: Poder Público, iniciativa privada e instituições de ensino precisa estar solidificados e compreender que o empreendedorismo e a pesquisa precisam ser tratados com prioridade. Esta compreensão é fundamental para o processo de desenvolvimento”, assinalou. 
O painel teve a presença de representantes da Universidade Regional Integrada – Campus Santo Ângelo, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo (FASA), Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo, Universidade Federal Fronteira Sul, Campus Cerro Largo e Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus São Borja. 
Durante o seminário, a URI Santo Ângelo entregou aos participantes cópia do Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Região. O evento também contou com depoimentos de gestores do setor de turismo sobre “cases” de sucesso e promoções de destinos turísticos, além do debate sobre governança e o compromisso com o desenvolvimento local e regional por meio do turismo.
ADT
Uma reunião da Agência de Desenvolvimento Trinacional na FENAMILHO Internacional, colocou lado a lado líderes territoriais do Brasil, Argentina e Paraguai para dar continuidade aos encaminhamentos iniciados em novembro do ano passado em La Cruz/Argentina. O prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antônio Sartori, coordenador Político da Agência de Desenvolvimento Trinacional, microrregional Brasil, afirmou que a proposta de integração turística em roteiros compartilhados está bem avançada entre os países. 
Por outro lado, Sartori declarou que os representantes das três nações também estão discutindo pautas comuns e definindo ações conjuntas em diferentes áreas. Entre as questões pautadas, está a definição de políticas internacionais para proteção do Aquífero Guarani, um dos maiores patrimônios naturais do mundo.

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santo Ângelo

Mais notícias