Nova diretoria da AMM/FUNMISSÕES realizou a primeira reunião para tratar de planejamento e demandas regionais.
29 de Março de 2019

A recém-eleita diretoria da Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões reuniu-se na sexta-feira, dia 29 de março, na sede da AMM em Cerro Largo, para tratar dos projetos em andamento, demandas regionais que necessitam apoio para viabilização e planejamento de ações conjuntas que beneficiem os 26 municípios missioneiros.

O Presidente Puranci Barcelos dos Santos, Prefeito de Santo Antônio das Missões, saudou a todos, agradeceu o apoio e pediu empenho de todos para que seja dado continuidade ao trabalho parceiro que existe entre os prefeitos. Salientou sobre a importância de reuniões mensais para planejamento e avaliação dos projetos em andamento, troca de experiências e que todas as sugestões oriundas dos municípios que formam essa associação serão bem-vindas e colocadas em prática. Que todos os projetos que tramitam dentro da associação tenham o objetivo de integrar os municípios, que busquem geração de renda, melhor arrecadação, com ampliação da receita dos municípios e consequentemente a melhor qualidade de vida de quem vive em nossas cidades e meio rural.

Com a palavra a Prefeita Noeli Ruwer do município de São Paulo das Missões, ela que é vice-presidente da AMM, ressaltou a importância de uma diretoria participativa, manter um registro das reuniões, além de discutir e apontar metas para sejam cumpridas ao longo da gestão.

Dando sequência as manifestações, o Departamento de Turismo que é dirigido pelo Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein e tem como Secretário-executivo Marcos Mattos, apresentaram os principais projetos do turismo regional em andamento e parte do planejamento das ações para este ano de 2019.

Para o Prefeito João Haas de Roque Gonzales, existe um grande anseio de fortalecimento dos atrativos turísticos de cada município, para isso já estão havendo algumas ações em conjunto no âmbito regional, como é o caso do novo Museu que estará sendo inaugurado em breve em Roque Gonzales, que contará com um acervo referente aos atingidos pela barragem da Usina São João, também a construção da Rota das Etnias, pelos municípios que tem em sua formação grupos étnicos específicos de imigrantes.

O Prefeito de Salvador das Missões Daniel Gorski manifestou-se afirmando que mapear os atrativos locais, pensar em conjunto num plano de trabalho de fortalecimento destes atrativos em cada município missioneiro.

O Secretário-executivo da AMM, Norberto Schoffen, relatou sobre os contratos da associação com terceiros e também sobre as reuniões técnicas que acontecem na sede da associação, que tem o objetivo de unir municípios que precisam das mesmas informações.

Também houveram manifestações acerca da organização das assembleias mensais, discussão de um calendário de reuniões, horários, bem como a oportunizar a participação dos prefeitos e demais autoridades municipais nos eventos que acontecem nos 26 municípios que formam a AMM.

 

 

 

Por Izabél Cristina Ribas

Mais notícias