AMM HOMENAGEIA AS MULHERES
08 de Março de 2019
AMM HOMENAGEIA AS MULHERES
1ª Dama AMM - Ronise Langer, Prefeita de São Paulo das Missões - Noeli Ruwer e Vice-prefeita de São Miguel das Missões - Jussara Bittencourt

A mulher moderna participa de todos os setores de uma sociedade. Na AMM tem sido assim. Ao longo dos anos a mulher tem sido protagonista de diversas ações, ao lado dos homens de visão que, reconhecendo a igualdade de condição, abrem espaços para a participação feminina. 

Neste mandato da Associação, o Projeto Missões Pela Vida, desenvolvido anualmente pelas Associação das Primeiras-Damas dos Municípios das Missões, criou a campanha “Seja Amigo do Nosso Planeta”, com o objetivo de reeducar as crianças, adolescentes e todas as famílias missioneiras da importância da separação de lixo e do reaproveitamento dos materiais recicláveis.  O projeto pratica a conscientização  e cuidados que todos devem ter com a saúde do planeta, tendo o intuito de diminuir a produção de rejeitos e seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Na maioria das vezes o conceito da palavra “política”, nos remete imediatamente à política partidária, que é um espaço legítimo de atuação no qual as mulheres não precisam provar mais nada a ninguém. Temos na Região Missioneira: Prefeita, Vice-prefeita, Vereadoras, Presidentes de Partidos Políticos, Secretárias Municipais e de forma indireta as Primeiras-damas. Isso só vem comprovar que a presença das mulheres na política partidária está mais do que consolidada. Se estamos ocupando esses espaços é por competência e não somente por causa das tais cotas, defendemos que a mulher ocupe os espaços de poder, por ser líder e competente – não por ser mulher. Claro que não é assim tão simples, pois mesmo com todos os avanços e conquistas, o preconceito ainda está presente. Sonhamos com uma sociedade que evidencie as pessoas com mais capacidade de liderança, ética, caráter e competência, independente do gênero ou característica.

No entanto, além da política partidária, há várias outras esferas em que a mulher atua politicamente, como por exemplo: a defesa de sua categoria profissional, movimentos sociais, combate à violência, promoção da saúde e educação, entre outros.

A família é outro aspecto importante, pois é no núcleo familiar que podemos observar a cada ano que passa, os maiores cases de liderança feminina, já que em grande parte dos lares a mulher é a chefe da família e responsável pela manutenção da casa.

Aliás, nos mais diversos rincões da nossa região, há mulheres que merecem nossos aplausos, pois são verdadeiros símbolos de liderança, além dos clubes de mães, atuam nas associações de moradores e agricultores, nas igrejas, nas escolas e são agentes políticos que ajudam a transformas as comunidades onde vivem. Nos postos de trabalho, não é diferente, já que as mulheres são símbolos de organização, sensibilidade e competência.

Seja qual for o segmento, a atuação política (partidária ou não) é a marca das mulheres deste século e este é apenas o começo de uma caminhada. Não estamos aqui para ficar a sombra de ninguém.

Por Izabél Cristina Ribas

Mais notícias