SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA É INAUGURADA EM SÃO LUIZ GONZAGA
31 de Janeiro de 2019

Em uma grande celebração no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, na última quarta-feira (30), a comunidade de São Luiz Gonzaga e região se reuniu para prestar sua homenagem ao grande poeta missioneiro, além de prestigiar a inauguração da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

A solenidade de inauguração também contou com a presença de autoridades locais e regionais. “Inaugurar uma secretaria junto a Praça do Pajador, no dia de nascimento de Jayme Caetano Braun, é uma honra. Mas este momento não é só meu ou do prefeito, mas de todos nós são-luizenses. Agradeço de coração cada pessoa que esteve conosco, que apoiou a criação da secretaria e agradeço ao prefeito Sidney Brondani por ter acreditado nesse sonho”, destacou a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings.  

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, saudou todos os presentes na Praça do Pajador. “Povo que não cultua seu passado, que não valoriza sua história, não tem presente e certamente não terá futuro. Por isso, a nossa preocupação é com aqueles que vêm depois de nós. A nossa cultura e história precisam ser levadas adiante, até mesmo para se projetar o futuro!”, afirmou. Após os pronunciamentos das autoridades, foi realizado o descerramento da placa da Secretaria de Turismo e Cultura.  

Entre as autoridades presentes na solenidade, o vice-prefeito Mário Trindade; o presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Flach Werle; o comandante do 4º RCB, tenente-coronel Rodrigo de Carvalho Bernardo; a primeira-dama Maria Lurdes Brondani; o comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, 1º tenente Vandré Reolon de Souza; o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; o presidente do DETUR e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; o prefeito de Bossoroca, José Moacir Fabrício Dutra; o prefeito de São Pedro do Butiá, Martinho Berwanger; o coordenador técnico da área de Educação e Cultura da Famurs, Itamar Batista Chagas e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira.

MEDALHA DO PAJADOR

Além da inauguração da Secretaria de Turismo e Cultura, a noite foi de homenagens a Jayme Caetano Braun. Artistas de todas as idades prestaram sua homenagem aos pés da estátua do grande pajador, exaltando o legado de Jayme Caetano Braun. O evento também contou com a entrega da “Medalha do Pajador”, honraria ofertada pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga e COMTUR a entidades que preservam a memória de Jayme Caetano Braun e divulgam a cultura gaúcha.

Das mãos do escultor Vinícius Ribeiro – responsável pela confecção da estátua de Jayme Caetano Braun e da Medalha do Pajador – os representantes do Piquete Cultivando a Tradição receberam a homenagem. Após, o prefeito Sidney Brondani, entregou aos integrantes do Piquete Pago Xúcro a “Medalha do Pajador”.

APOIADORES

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece a participação do público, autoridades, entidades e de todos os artistas no evento de inauguração das dependências da pasta e das homenagens ao 95º aniversário de Jayme Caetano Braun.

Agradecimentos também aos apoiadores do evento: Câmara de Vereadores; Ervateira Rei Verde; Portal das Missões; artesãos da Venda do Bonifácio; CTG Galpão de Estância (que distribuiu bolos fritos para os presentes); Casa das Cópias; Secretaria de Obras; Secretaria de Ação Social; CRAS; Leandro Grings; Vinícius Ribeiro (que confeccionou e patrocinou a “Medalha do Pajador”); jornalista Kelvin Morais; radialista Nascimento Oliveira; Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.    

Por Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Mais notícias