ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO MÊS DE OUTUBRO TRATA ASSUNTOS IMPORTANTES DA REGIÃO
26 de Outubro de 2018
           Nesta sexta-feira, no município de Pirapó, foi realizado a Assembleia Geral Ordinária do mês de outubro, com grande participação dos prefeitos missioneiros associados. O prefeito anfitrião, Auri Brandt Kochhann, recepcionou a todos com um belíssimo café colonial para que após iniciasse a solenidade.  A mesa principal esteve composta pelo presidente da AMM, Paulo Peixoto, pelo diretor do DETUR e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, pelo prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, pela prefeita de São Paulo das Missões, Noila Ruwer, pelo assessor jurídico, Gladimir Chiele e pelo prefeito anfitrião, Auri Brandt Kochhann.

 

          O Presidente da AMM, Paulo Pei
xoto, explanou sobre a Ponte Internacional, a atual situação do projeto, e quais os seguintes passos que serão dados na próxima semana, com uma viagem até Brasília para mais tratativas com a bancada gaúcha. Informou a todos os presentes tudo que já foi conquistado, e reforçou o quanto a comitiva brasileira tem se empenhado incansavelmente para que o grande sonho regional possa a vir se concretizar.  Ainda, abordou sobre o acesso asfáltico dos municípios missioneiros que ainda não possuem rodovias pavimentadas e as dificuldades que tais municípios enfrentam todos os dias com o difícil acesso.

 

Após, o secretário executivo, Norberto Schoffen, conduziu as discussões e votações das Atas de nº 499/2018 da AMM e nº 173/2018 da Funmissões, e também do balancete de setembro de 2018, perante os municípios associados presentes, pelos quais foi aprovado por unanimidade.

 

Outro assunto muito debatido durante a Assembleia, foi sobre o consórcio CISMISSÕES, que tem mais de 20 municípios da região consorciados. A prefeita de São Paulo das Missões, Noeli Ruwer, informou que após a última reunião, ela ficou definida como a nova dirigente, destacou a transparência que o consórcio precisa ter referente as suas atividades e sobre a restituição dos valores aos municípios.

 

A reunião contou com assessoria jurídica, pelo procurador Gladimir Chiele, que deu parecer jurídico sobre a situação do CISMISSÕES e como deve ser feito sua repartição, também discorreu sobre agentes de saúde, sobre PIM – Primeira Infância Melhor- até que ponto a prefeitura municipal tem responsabilidade por tais cargos e probabilidade de exoneração.

 

Assessorou também sobre a possibilidade de desapropriação dos municípios ribeirinhos, que deverão ser afastados das margens dos rios por pelo menos 500 metros, conforme instituído pelo Ministério Público em ação civil pública, contra cinco municípios que compõem o quadro da associação, que são eles: Garruchos, Porto Xavier, Roque Gonzales, Pirapó e São Nicolau.

 

Os Prefeitos, de Roque Gonzales, João Scherer, de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani, e o prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Sartori, também debateram sobre os recursos da saúde, e a dificuldade que os municípios têm passado pela falta de recursos. O prefeito Sidney reforçou sobre a defasagem que o setor vem sofrendo, falta de repasses de verbas públicas por parte do estado gaúcho, o que tem tornado quase inviável a assistência da saúde pública à população. Frisou a importância de uma pressão política dos prefeitos sob o governo estadual, buscando alternativas para que seja possível alcançar orçamento necessário através das alíquotas para a prestação de tais serviços essenciais.

 

O secretário executivo do Detur, Marcos Mattos, trouxe ainda os investimentos no setor turístico que a região tem conquistado, dando maior importância na área que é fundamental para o crescimento econômico da região missioneira, e como é imprescindível o apoio e incentivo dos governos municipais para sua evolução.

 

Ainda foi votado sobre a possibilidade da inclusão do município de Itaqui, que demonstrou o interesse em fazer parte da AMM, sendo aprovado também por unanimidade, estreitando a relação com o município para que após novo encontro e tratativas burocráticas e administrativas, o mesmo venha fazer parte do quadro da Associação.

 

A Assembleia realizada no dia de hoje, configurou-se como número 500 desde a fundação da Associação dos Municípios das Missões, e a próxima a se realizar será no município de São Miguel das Missões.


 

 

Por Kerly Nasser

Mais notícias