PRÓXIMA ETAPA DO PRÉ-PROJETO DA PONTE INTERNACIONAL FOI DEFINIDA EM ASSEMBLEIA DA AMM
27 de Novembro de 2017

No mesmo dia foram aprovados em audiência púbica os projetos do BID, com a presença de lideranças regionais, estaduais e federais

Expressivas conquistas vêm sendo consolidadas no decorrer deste ano, em diferentes áreas de atuação, que evidenciam o exitoso trabalho da atual diretoria da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), conjuntamente com o colegiado de prefeitos. Neste contexto, mais dois momentos significativos para o desenvolvimento das 26 cidades missioneiras, marcaram a tarde da última sexta-feira (24/11), durante assembleia mensal realizada no CTG Corredor Missioneiro de Porto Xavier.

Inicialmente, o presidente da entidade, Brasil Antonio Sartori, conduziu a audiência pública da Funmissões, quando foram apresentados pelo secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, o programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como a relação das prioridades de infraestrutura, pavimentação, acessos asfálticos, sinalização turística, revitalização dos sítios arqueológicos e outros pontos de investimentos a serem contemplados pelo financiamento. Ele também apresentou o plano e ação regional do turismo e os dados indicados pelo financiamento através da cooperação técnica do BID.

Todas as prioridades elencadas obtiveram aprovação unânime dos participantes, entre eles do diretor do Departamento de Ordenamento turístico do Ministério do Turismo (MTur), Rogério Coser; do coordenador regional da Secretaria estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Airton Beutinger; do secretário de Estado adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun; Airton Beutinger; do presidente da Comissão de Assuntos Municípipis da Assembelia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro; do presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis; do diretor do Detur, Ricardo Klein; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Xavier, Edio Eckerleben; do presidente da AMUPLAN, Edson Arnt, e do deputado federl, Cajar Nardes, e o coordenador de Turismo da Famurs, Mário Nascimento.

COMPROMETIMENTO DA BANCADA GAÚCHA
Na sequência, foi realizada a assembleia comemorativa da AMM, alusiva a conquista dos recursos de emenda de bancada impositiva para a construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier. O encontro contou com a presença dos deputados federais Darcísio Perondi (PMDB), Cajar Nardes (PR), Pompeu de Mattos (PDT), Jerônimo Goerguen (PP), e do deputado estadual, Eduardo Loureiro (PDT), que tiveram participação fundamental na viabilização dos recursos para a região missioneira. Vale ressaltar, que cada um dos parlamentares gaúchos, independente de questões partidárias, reiteram seu comprometimento e empenho com a AMM, no que tange ao pré-projeto ponte.

Na avaliação do dirigente da AMM/Funmisões, Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís, a reunião em Porto Xavier foi excepcional e uma das mais proveitosas da história da AMM. "Apesar das divergências a nível político nacional, o dia de hoje mostrou que a região das Missões é diferenciada por lutar unida e mobilizada, junto às lideranças estaduais federais, vereadores, empresários e outros apoiadores que acreditam no potencial e no valor da população missioneira", comemorou Sartori. Na ocasião, também foi apresentada ao vivo pelo cantor missioneiro, Zé Araújo, uma canção exaltando e homenageando a atuação de todos que tornaram possível essa conquista histórica, depois de mais de 40 anos de sonho. A música já está tocando nas radíos regionais do Brasil, Argentina e Paraguai.

Presidente da Comissão Mista Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, o prefeito anfitrião, Vilmar Kaiser, saudou, em nome da comunidade local e regional, a presença de todos os participantes. "Nos sentimos orgulhosos com a conquista da emenda da bancada gaúcha, que culminou com o nosso mandato frente a Prefeitura de Porto Xavier. Porém, esta luta vem de longa data, mais de 40 anos, por isso deixo meu reconhecimento a todos as administrações anteriores, lideranças e demais envolvidos, que se empenharam para que este sonho hoje seja uma realidade", manifestou com gratidão, Vilmar Kaiser.

Tanto o prefeito de Porto Xavier, como o deputado Eduardo Loureiro e outras lideranças, exaltaram com louvor o trabalho de articulação política do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, incluindo a concepção da ponte monumento, belíssimo projeto de Betto Almeida.

PRÓXIMA ETAPA
Conforme explicou Brasil Antonio Sartori, no que se refere a elaboração do pré-projeto da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, a próxima etapa será a de contactar com as empresas e abrir o processo de licitação para fazer o ante projeto. "Com certeza até março de 2018 estaremos com toda esta parte concluída, e poderemos fazer a licitação para a obra antes do período eleitoral. Estamos trabalhando unidos pelo desenvolvimento da nossa região, sempre confiantes no apoio da bancada gaúcha.

Estamos correndo contra o tempo, mas seguiremos atuando unidos com a nossa bancada gaúcha, com os vereadores, empresários e outras lideranças", ressaltou o dirigente da AMM/Funmissões, acrescentado que "estamos vivendo um momento especial direcionado desenvolvimento econômico, social e turístico da região. Por isso, contamos muito com o apoio e confiança da população missioneira", concluiu. 

Por Karin Schmidt

Fonte: Assessoria Imprensa

Mais notícias